Hoje exatamente faltam 7 meses pra as eleições municipais. Então, vamos iniciar nossos artigos sobre a política de Dias d'Ávila e Mata de São João.
Começamos por Mata! A disputa para as treze vagas na câmara matense deve ser a mais acirrada dos últimos tempos. Com a mudança na legislação eleitoral, lei 13.877, não existirá mais coligações partidárias, e com isso cada partido terá que lançar sua própria chapa. Na prática, isso deve reduzir os números de candidatos. No pleito de 2016, 160 pessoas disputaram o Legislativo Municipal.
Caso se mantenha as três pré-candidaturas: Lulu (PSDB), Márcia Dias (PP) e Paulo Henrique (SD), acredito que o número de candidatos deve cair pra 120, sendo disputada pelos seguintes partidos: PP, PT, PSDB, DEM, PSD e REPUBLICANOS.
Em 2016, cem candidatos tiveram abaixo de 100 votos. Essa fator pode fazer com que muitos desistam de tentar candidatura em outubro desse ano.
Com a redução do número de candidatos, e com dois vereadores com possibilidade de disputar a majoritária, Bira da Barraca (pré-candidato a vice de Lulu) e Paulo Henrique (pré-candidato à prefeito), a lógica é que a votação cresça e deixe a disputa mais acirrada.
Observando o cenário e atuação de muitos nomes que estão trabalhando pra chegar a Câmara, relacionei 30 nomes com chances reais. Confira!
Começo pelos vereadores eleitos do último pleito. Eles com certeza levam vantagem na disputa, por contar da estrutura parlamentar que dispõe (salário, carro e assessoria), relação com o governo (cargos, obras, indicações, entre outros) e com deputados. São eles: Agnaldo de Lulu, Pastor Sandro, Paulo Bolinha, Sérgio Bogoio, Jair Bispo, Elcinho, Beto do Amado Bahia, Zé do Relógio, Tiago de Zezo, Alexandre Rossi e Jiló.
Sigo com outros nomes que passaram recentemente por secretarias municipais. Esses contaram também com uma estrutura do governo. São eles: Neném de Dadinho, Simone Prado, Cristiano Magalhães e Ricardo Matense.
Sobraram 13 nomes. Observando o trabalho de assistência social e atuação em suas comunidades, os pré-candidatos são: Pedro Aragão, Marcus Theófilo, Dadau, Elinaldo Santana, Robson Alves, Jai de Tico, Paulo Lins, Professor José, Adelino, Pró Solange, Dr. Ana Celeste, Joãozinho, Marcia Vianna e Nel.
Confira a lista:
1 - Agnaldo de Lulu (vereador)
2 - Alexandre Rossi (vereador)
3 - Beto de Amado Bahia (vereador)
4 - Elcinho (vereador)
5 - Jair Bispo (vereador)
6 - Jiló (vereador)
7 - Paulo Bolinha (vereador)
8 - Pastor Sandro (vereador)
9 - Sérgio Bogoió (vereador)
10 - Tiago de Zezo (vereador)
11 - Zé do Relógio (vereador)
12 - Cristiano Magalhães
13 - Neném de Dadinho
14 - Ricardo Matense
15 - Zelito
16 - Simone Prado
17 - Pedro Aragão
18 - Marcus Theófilo
19 - Dadau
20 - Elinaldo Santana
21 - Adelino
22 - Robson Alves
23 - Professor José
24 - Jai de Tico
25 - Dr. Ana Celeste
26 - Marcia Vianna
27 - Joãozinho
28 - Paulo Lins
29 - Pró Solange
30 - Nel Bonitão
*Obs: Lista formada aleatoriamente