Sexta, 25 de Setembro de 2020
(71) 99663.6360
Geral Leonardo Rodrigues

#NÃOVAITEROLIMPÍADAS

Carioca da gema e baiano de coração, é estudante de Educação Física, reside em Praia do Forte. Escreve uma vez por mês.

18/03/2020 10h28
Por: Redação Fonte: Leonardo Rodrigues

Com essa ameaça mundial à saúde pública, que está sendo o novo Corona-vírus, o Covid-19, muitos países fecharam suas fronteiras, decretaram estado de calamidade pública, pediram para que as pessoas permaneçam em suas casas em quarentena, para evitar grandes aglomerações e o contato com possíveis transmissores.

No mundo do entretenimento e esportes, a preocupação não poderia ser diferente, grandes eventos precisaram ser adiados ou até mesmo cancelados. Por exemplo, a Taça Libertadores da América teve seus jogos suspensos, as corridas de rua no Brasil estão sendo suspensas por tempo indeterminado e nos Estados Unidos, a NBA (National Basketball Association) também passa por um período de paralisação.

 Até mesmo a maior competição desportiva do mundo está correndo risco, as Olimpíadas de Tóquio, marcadas para começar no dia 24 de Julho. O Comitê Olímpico Internacional deixou claro que, de acordo com a Carta Olímpica, os Jogos Olímpicos devem ocorrer no ano de 2020, mas não especifica em qual mês, deixando em aberto a data da competição. O Comitê Olímpico Japonês, que investiu cerca de 12,6 bilhões de dólares para o evento, acredita que a competição ocorrerá na data prevista, porém não descarta a possibilidade de um adiamento ainda para esse ano.

Portanto, caso a pandemia não seja controlada logo, e por conta da proximidade entre o Japão, que já conta com mais de 800 casos da nova doença, e do epicentro da doença, a China, os Jogos podem correr sérios riscos de serem adiados.

Outro fator que reforça a necessidade dessa mudança na data da competição é o fato de vários campeonatos classificatórios estarem sendo suspensos. Isso acarreta uma quebra no ciclo de treinamento dos atletas, que têm toda uma organização de treinamentos e competições para, após 4 anos, estarem no ápice da forma física e da capacidade técnica.

O presidente americano Donald Trump ainda deu uma entrevista dizendo que o melhor seria adiar para 2021 os Jogos Olímpicos, o que quebraria o que está escrito na Carta Olímpica, provavelmente levando ao cancelamento do evento. Isso me fez pensar, você sabia que os Jogos Olímpicos já tiveram que ser cancelados? Sim! Isso já aconteceu três vezes na história das Olimpíadas modernas, ou seja, desde 1896!

Nessas três ocasiões o mundo também estava sofrendo, porém de um mal ainda maior... o problema naquela época foram as Grandes Guerras Mundiais. A primeira vez que isso ocorreu foi em 1916, por conta da Primeira Guerra Mundial, as Olimpíadas seriam realizadas em Berlim, na Alemanha, bem no meio da confusão.

24 anos depois, os jogos seriam realizados em Tóquio, no Japão, sim! Exatamente a mesma cidade que agora, 80 anos depois, está com o risco de ter os Jogos adiados. Porém, em 1940, a questão era que eles estavam em Guerra contra as forças aliadas. O COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu transferir o evento para Helsinque, na Finlândia, mas acontece que não adiantou, e a Segunda Guerra Mundial forçou o cancelamento dos Jogos mais uma vez, e essa não seria a última.

Em 1944, o mundo ainda estava em Guerra, e apesar da Inglaterra não ter sido tão devastada quando os países europeus do continente, isso não foi suficiente para evitar que os Jogos Olímpicos de Londres fossem cancelados.

Todas essas cidades sediaram as Olimpíadas anos depois, a Alemanha, sob o comando nazista, recebeu os Jogos Olímpicos em 1936, o que foi uma grande propaganda para o partido nazista.

Londres foi a cidade escolhida para a primeira edição olímpica após a Segunda Guerra Mundial, em 1948. 4 anos depois Helsinque teve essa honra e sediou os jogos de 1952 e, finalmente, em 1964 o Japão, reestruturado após a destruição das guerras, pôde sediar os Jogos Olímpicos em Tóquio.

Para 2020, o jeito é ficarmos atentos quanto à evolução e perigos do Covid-19, tomarmos as precauções necessárias, lavar as mãos, utilizar álcool gel para realizar a assepsia das mãos e do celular, evitar locais fechados e com grande movimentação e torcer para que tudo se normalize o mais breve possível.

Espero que tenham gostado e nos vemos mês que vem! Irei trazer mais fatos e curiosidades sobre os Jogos Olímpicos. Até lá!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Leonardo Rodrigues
Sobre Leonardo Rodrigues
Carioca da gema e baiano de coração, é estudante de Educação Física, reside em Praia do Forte. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João - BA
Atualizado às 22h39 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 30°

24° Sensação
8.7 km/h Vento
80.8% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias