Sábado, 20 de Abril de 2024 04:05
(71) 99663.6360
Geral Queda no estoque

Com queda de doações na pandemia, estoque de sangue da Hemoba está em nível crítico

A doação de sangue também está funcionando com hora marcada

09/07/2020 13h02 Atualizada há 4 anos
Por: Keila Abreu Fonte: Bahia Notícias
Reprodução/ GOV- BA
Reprodução/ GOV- BA

A Fundação Hemoba registrou queda no número de doadores de sangue em todas as unidades de coleta da Bahia durante a pandemia do novo coronavírus. Essa queda fez o estoque chegar em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos.

Antes das medidas de distanciamento social, as 24 unidades da Hemoba chegavam a receber cerca de 12 mil candidatos à doação por mês, resultando em uma média de 10 mil bolsas de sangue coletadas. Atualmente, o número de candidatos mensal caiu para 10 mil e o de bolsas coletadas para sete mil.

Segundo Fernando Araújo, diretor geral do hemocentro, mesmo diante da redução no número de doadores, a Bahia está vivendo um momento de demandas transfusionais crescente.

"Com a ampliação de serviços e descentralização da assistência, mais pessoas estão tendo acesso à média e alta complexidade em saúde em nosso estado, com isso a rede pública está realizando mais procedimentos, tratamentos oncológicos, transplantes e cirurgias em geral, além disso, alguns pacientes com complicações causadas pelo coronavírus também necessitam de transfusão, o que exige a presença de doadores regulares nas nossas unidades", disse.

A Hemoba adotou medidas preventivas para atender os voluntários à doação de sangue com segurança e evitar o contágio pela Covid-19, como medição de temperatura e isolamento de cadeiras na sala de espera. A doação de sangue também está funcionando com hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.hemoba.ba.gov.br, e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-5643.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João, BA
Atualizado às 01h05
27°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

30° Sensação
1.07 km/h Vento
78% Umidade do ar
97% (2.71mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 22° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (22/04)

Mín. 22° Máx. 27°

Chuva