Terça, 11 de Agosto de 2020
(71) 99663.6360
Geral Saúde

App do SUS envia notificação para quem teve contato com infectados por Covid-19

O aplicativo utilizará o bluetooth dos aparelhos, em tecnologia disponibilizada por meio de parceria do governo com as gigantes de tecnologia Apple e Google

02/08/2020 00h53 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: CNN Brasil
Reprodução/TechMundo
Reprodução/TechMundo

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de uma nova funcionalidade no aplicativo Coronavírus - SUS, que vai notificar usuários que tenham entrado em contato com alguém infectado por Covid-19 nos últimos 14 dias.

Para isso, o aplicativo utilizará o bluetooth dos aparelhos, em tecnologia disponibilizada por meio de parceria do governo com as gigantes de tecnologia Apple e Google, donas das maiores lojas de aplicativos para telefones celulares do mercado.

Segundo a pasta, o aplicativo seguirá sendo gratuito e as informações serão usados sem risco à privacidade dos usuários. "O Sistema de Notificações de Exposição foi construído para não expor a identidade dos usuários, como nome e localização, garantindo o máximo de segurança e privacidade de todos os dados", diz o ministério.

De acordo com a nota do governo, o aplicativo Coronavírus - SUS já foi baixado em 10 milhões de dispositivos móveis. A pasta afirma que a versão disponível na Play Store, do sistema Android (Google), já conta com a nova funcionalidade, que estará disponível na App Store, do sistema iOS (Apple) nos próximos dias.

O objetivo do alerta é notificar antecipadamente usuários que possam ter contraído o vírus, contendo a disseminação. "O monitoramento é importante para controle da doença e retomada segura das atividades", argumenta o ministério. 

Como vai funcionar?

A pessoa que testar positivo para a Covid-19 vai informar, de forma voluntária e anônima, um código gerado para a validação do exame realizado, sendo válidos os testes tipo RT-PCR (feito com um cotonete) e sorológico (de sangue).

O exame será localizado na base de dados e-SUS Notifica e a notificação será disparada. O critério será usuários que ficaram a uma distância entre 1,5 metro e 2 metros por um intervalo mínimo de cinco minutos. A função de notificação de exposição.

"A notificação vai alertar que se trata de uma medida de prevenção e que não necessariamente a pessoa terá a doença, mas que é preciso ficar atenta aos sintomas, como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, e reforçar as medidas de higiene. Caso ela apresente algum sintoma nos próximos 14 dias, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo, assim como prevê as orientações de conduta precoce do Ministério da Saúde. O usuário também será direcionado para obter mais informações", explica o governo.

App coronavírus SUS

Aplicativo Coronavírus - SUS, do Ministério da Saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 15h20 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

29° Sensação
16 km/h Vento
52.9% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias