Quarta, 25 de Novembro de 2020
(71) 99663.6360
Geral Leonardo Rodrigues

De onde vêm as Olimpíadas?

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

25/08/2020 10h39 Atualizada há 3 meses
Por: Maryane Meira Fonte: Leonardo Rodrigues
Divulgação
Divulgação

Desde 1896, a cada 4 anos, nós somos presenteados pelo maior evento esportivo do mundo! Os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em 2020, deveríamos ter assistido os maiores atletas competindo no ápice de suas formas físicas, desafiando seus limites, batendo novos recordes, nos emocionando a cada demonstração de superação, a cada pódio e a cada conquista.

Porém, a pandemia chegou e as Olimpíadas tiveram que ser adiadas (eu até abordei esse tema em outro texto), e os Jogos de Tóquio, no Japão, foram remarcados para 23 de Julho de 2021.

Mas, você sabe como surgiu essa grande competição? Vamos entrar na máquina do tempo e voltar para a França dos anos 1894! Lá, o historiador Pierre de Coubertein, ou simplesmente Barão de Coubertein (se lê Cubertã), queria recuperar uma tradição lá da Grécia Antiga e realizar uma grande competição desportiva periódica.

E então, após apresentar suas ideias, logo foi criado o Comitê Olímpico Internacional (COI), entidade responsável pela realização dos Jogos Olímpicos até os dias atuais! O COI precisou de apenas 2 anos para preparar os Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que aconteceram em 1896, em Atenas, na Grécia, nada mais justo!

A parte engraçada dessa história é que, naquela época a Grécia ainda utilizava o calendário Juliano, que tinha uma diferença de 12 dias em comparação com o calendário Gregoriano (que era usado em outras regiões, e que usamos até hoje) e por isso houve uma certa confusão em relação à data da abertura dos Jogos.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1986 contaram com 241 atletas e apenas 9 modalidades: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. Naquela época, apenas eram permitidos competidores do sexo masculino, um erro que só foi repensado em 1936, quando o COI aceitou mulheres como competidoras. Mas que só foi corrigido mesmo, pasmem, em 2012! Ano em que finalmente tivemos a participação feminina em todas as modalidades do evento. As mulheres merecem um espaço de destaque, e por isso irei escrever um texto inteiro para falar sobre a presença feminina nos Jogos Olímpicos!

Voltando para os Jogos, a prova que obteve o maior destaque foi a Maratona, uma corrida de 42.195 metros. Esta prova é tão importante e tão interessante que eu também irei fazer um texto só para ela! Naquele ano, uma mulher chamada Stamata Revithi tentou se inscrever para a prova, mas como não era permitido, ela correu sozinha um dia depois e concluiu o percurso em 5:30h, porém não permitiram que ela adentrasse o Estádio Olímpico para cruzar a linha de chegada e, apesar de algumas testemunhas confirmarem que ela fez a prova naquele tempo, sua corrida jamais foi registrada.

A história dos Jogos Olímpicos é repleta de casos marcantes como esse, e é por isso que irei abordar um pouco mais a respeito desse magnífico evento nos próximos textos. Espero que tenha sido uma leitura agradável e que, por alguns minutos, você possa ter esquecido do mundo lá fora e emergido comigo nessa viagem pelo tempo até os primórdios da Olimpíadas Modernas!

 Nos encontraremos novamente, não daqui a 4 anos, mas daqui a 1 mês para conhecer um pouco mais sobre Olimpíadas. Até lá!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Leonardo Rodrigues
Sobre Leonardo Rodrigues
Carioca da gema e baiano de coração, é estudante de Educação Física, reside em Praia do Forte. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João - BA
Atualizado às 21h56 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

24° Sensação
8.2 km/h Vento
74.1% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias