Terça, 22 de Setembro de 2020
(71) 99663.6360
Geral Saúde

Fiocruz testará vacina BCG como prevenção à Covid-19 no Brasil

Ao menos 3 mil voluntários participam do estudo de fase 3 a partir de outubro, no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul

10/09/2020 13h42
Por: Keila Abreu Fonte: Metrópoles
Reprodução/Ilustrativa
Reprodução/Ilustrativa

Conhecida por oferecer uma resposta imunológica robusta, a vacina BCG – contra tuberculose – será testada no Brasil e em outros três países para pesquisadores avaliarem o potencial na prevenção contra a Covid-19.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) conduzirá um estudo clínico em território brasileiro com o recrutamento de 3 mil voluntários saudáveis, todos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus, no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul.

Os pesquisadores acreditam que a vacina estimula a resposta inata do sistema imunológico contra a infecção por diversos patógenos. Além disso, estudos mostram que países com cobertura da BCG têm índices mais baixos de mortes pela Covid-19 por milhão de habitantes.

Agora, eles querem atestar se a vacina tem potencial para proteger contra a infecção do novo coronavírus ou se pode atenuar a doença nos pacientes da Covid-19.

A pesquisa, em parceria com o instituto australiano Murdoch Children’s Research Institute, está na fase 3 e acontece também na Austrália, Espanha e Reino Unido. Ela é financiada pela Fundação Gates e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 17h01 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

30° Sensação
17.4 km/h Vento
66.8% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias