Domingo, 17 de Janeiro de 2021
(71) 99663.6360
Geral Carlos Aragão

Você sabe quais são os tipos de violência contra a mulher?

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

01/12/2020 08h46 Atualizada há 2 meses
Por: Keila Abreu Fonte: Carlos Aragão
Ilustrativa
Ilustrativa

Olá, tudo bem com vocês?

O Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher comemora-se no dia 25 de novembro. A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.

De acordo com Moira Stewar, atualmente, 125 países possuem leis específicas de proteção à mulher, sendo que a legislação brasileira (Lei Maria da Penha) é considerada uma das três mais avançadas do mundo. Apesar do avanço legislativo, o Brasil é o 7º país, em uma lista de 84, com o maior número de homicídios de mulheres (Mapa da Violência 2012). Em 2010 foram dez mulheres mortas por dia, sendo sete delas pelas mãos daqueles com quem elas detinham uma relação de afeto (marido, ex-marido, noivo, ex-noivo, namorado, ex-namorado, etc).

São diversos os tipos de violência contra a mulher desde agressão física à psicológica, vejamos:

Violência Física

Entendida com qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

Espancamento, atirar objetos, sacudir e apertar os braços, estrangulamento ou sufocamento, lesão com objetos cortantes ou perfurantes, ferimentos causados por queimaduras ou arma de fogo.

Violência Psicológica

É considerada qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher, ou vise degradar ou controlar suas ações, por exemplo:

Ameaças, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento (proibir de estudar e viajar ou de falar com amigos e parentes), vigilância constante, insultos, chantagem, exploração, limitação do direito de ir e vir, ridicularização e tirar a liberdade de crença. 

Violência Sexual

Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

Estupro, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa.

Impedir o uso de métodos contraceptivos ou forçar a mulher a abortar.

Forçar matrimônio, gravidez ou prostituição por meio de coação, chantagem, suborno ou manipulação.

Limitar ou anular o exercício dos direitos sexuais e reprodutivo da mulher.

Violência Patrimonial

Entendida com qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Violência Moral

É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Acusar a mulher de traição, emitir juízos morais sobre a conduta, fazer críticas mentirosas, expor a vida íntima, rebaixar a mulher por meios de xingamentos que incidem sobre a sua índole, além de desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir.

Não se cale, denuncie!

Ligue 180.

Dr, Carlos Aragão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Aragão
Sobre Carlos Aragão
Advogado, especialista em Ciências Criminais pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João - BA
Atualizado às 08h46 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

31° Sensação
17.4 km/h Vento
50.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias