Sexta, 30 de Julho de 2021
(71) 99663.6360
Geral Carlos Aragão

Você sabe o que significa a tal “saidinha” para pessoas condenadas?

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

02/01/2021 21h14 Atualizada há 7 meses
Por: Maryane Meira Fonte: Carlos Aragão
Reprodução
Reprodução

Além de Suzane Richthofen, presas como Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabela Nardoni, e Elize Matsunaga, condenada por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga tiveram o direito a Saída Temporária de Natal e Ano Novo.

Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento prisional, sem vigilância direta nos seguintes casos:

Visita à família

Frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução de 2º grau ou superior, na comarca do juízo de execução;

Participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social;

A proibição da saída temporária aos condenados pela prática de crime hediondo com resultado morte, foi introduzida pela Lei nº 13.964/19, a conhecida Lei Anticrime. Com essa mudança na lei, crimes como o de Suzane Richthofen, Anna Carolina Jatobá, Elize Matsunaga não poderão ter esse benéfico, esses casos foram de grande repercussão midiático dos tempos atuais que todos os anos são lembrados pela imprensa sobre a saída temporária dessas pessoas, então o Poder Legislativo deixou as regras mais duras para esse benefício.

Para a obtenção da saída temporária, o apenado tem que preencher alguns requisitos:

Comportamento adequado;

 Cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e ¼ (um quarto), se reincidente;

Compatibilidade do benefício com os objetivos da pena;

Não se trate de condenado pela prática de crime hediondo com resultado morte.

 

De acordo com o Defensor Público Rafael de Souza Miranda, o sentenciado beneficiado com a saída temporária ficará sujeito às seguintes condições. Entre outras que o juízo das execuções entender compatíveis com as circunstancias do caso e sua situação pessoal:

Fornecimento de endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício;

Recolhimento à residência visitada, no período noturno;

Proibição de frequentar bares, casa noturnas e estabelecimentos congêneres;

A autorização será concedida por um prazo não superior a 7 (sete) dias, podendo ser renovada por mais 4 (quatro) vezes durante o ano, ou seja, 5 saídas no ano, com prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias de intervalo entre uma e outra.

Diferentemente da saída temporária o Induto conhecido como “Induto de Natal”, trata-se de ato de clemência do Presidente da República, por meio de decreto, com finalidade de declarar a extinção da punibilidade, ou seja, traz o perdão da pena. Recentemente o Presidente Jair Messias Bolsonaro assinou e concedeu o perdão aos condenados das seguintes esferas: policiais federais, civis, militares, bombeiros, entre outros que, no exercício da função ou em decorrência dela, tenha cometido crimes culposos em operações de Garantia de Lei e da Ordem. Em suma, preenchendo os requisitos aqui já citados, é concedida ao apenado os benefícios da saída temporária. Já o Indulto Presidencial é um ato discricionário do Chefe do Poder Executivo, que funciona como ferramenta de coibição de excessos, permitindo maior equilíbrio na Justiça Criminal. 

 

Um grande abraço e feliz ano novo a todos!

 

Dr. Carlos Aragão

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Aragão
Sobre Carlos Aragão
Advogado, especialista em Ciências Criminais pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Escreve uma vez por mês.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 01h07 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 27°

23° Sensação
10.9 km/h Vento
89.3% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva