Quinta, 04 de Março de 2021
(71) 99663.6360
Geral CoviVac

Rússia aprova sua 3ª vacina contra a covid-19

É o 3º imunizante liberado para uso doméstico no país.

20/02/2021 09h57
Por: Keila Abreu Fonte: Poder 360
Ilustrativa
Ilustrativa

A Rússia aprovou neste sábado (20) mais uma vacina contra a covid-19. É o 3º imunizante liberado para uso doméstico no país. Os testes clínicos em larga escala, no entanto, ainda não começaram. O anúncio foi feito na rede de televisão estatal pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin.

A CoviVac, nome dado à vacina, é desenvolvida pelo Centro Chumakov. O local ficou conhecido pelo trabalho com o cientista norte-americano Albert Sabin durante a Guerra Fria. A colaboração levou à produção da vacina contra a poliomielite.

As primeiras 120 mil doses da CoviVac serão liberadas para o programa nacional de vacinação da Rússia em março. Depois, o Centro Chumakov produzirá aproximadamente meio milhão de doses por mês.

O imunizante é feito a partir do vírus inativado. É a mesma técnica usada pela farmacêutica chinesa na CoronaVac. Ao ser inativado, o coronavírus perde a capacidade de se replicar, mas induz o sistema imunológico a produzir anticorpos.

 

 

Em janeiro, a vice-primeira-ministra Tatiana Golikova disse que a CoviVac é aplicada em duas doses, com 14 dias de intervalo entre elas. É transportada e armazenada o a temperaturas normais da geladeira, que variam de 2 a 8 graus Celsius.

Segundo o governo russo, a vacina foi testada em 200 pessoas de 18 a 60 anos. O ensaio clínico inicial começou em 21 de setembro. Segundo os dados divulgados pelo país, o imunizante não mostrou efeitos colaterais.

Em agosto, a Rússia aprovou o uso doméstico da vacina Sputnik V também sem ter realizado a etapa de testagem em massa. O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, de Moscou. A fase 3 do ensaio clínico começou apenas em setembro.

A análise dos testes clínicos publicada em 2 de fevereiro pela revista médica The Lancet, e validada por especialistas independentes, mostra que o imunizante tem 91,6% de eficácia contra a covid-19 em suas manifestações sintomáticas.

A Rússia também aprovou a vacina desenvolvida pelo Instituto Vector, centro de pesquisa da Sibéria.

A vacinação em massa começou no país em dezembro. Segundo o Our World in Data, foram imunizados 3,9 milhões de pessoas até essa 6ª feira (19.fev.2021) –taxa de 2,67 doses para cada 100 habitantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 24° Máx. 32°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol e Chuva
Sábado (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens