Segunda, 21 de Junho de 2021
(71) 99663.6360
Geral Maryane Meira

Pandemia X Sustentabilidade

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

22/03/2021 10h33
Por: Maryane Meira Fonte: Maryane Meira
Reprodução
Reprodução

Há mais de um ano a pandemia do novo coronavírus se estabeleceu no Brasil gerando vários estragos, lamentavelmente ceifando vidas e destruindo famílias, como também estabelecendo novas regras em nosso cotidiano, restringindo o convívio social.

Com as mudanças, principalmente com o decreto de isolamento social, muitas empresas tiveram que suspender as atividades presenciais e estabeleceram o home office para os colaboradores. De casa, as pessoas trabalham na frente de um laptop e com o telefone em mãos, muitas vezes se dedicando dobrado (tema para um próximo texto).

Podemos perceber que com a restrição de circulação e deslocamento de pessoas tivemos alguns benefícios, digo, o meio ambiente. Muitas mudanças positivas são perceptíveis com a baixa atividade humana, por exemplo:

A diminuição de carros nos grandes centros e consequentemente seus emissores poluentes tem proporcionado melhor qualidade no ar que respiramos;

Logo no início, com as praias vazias, algumas especies marinhas em extinção eram vistas por biológos em fase de reprodução, como a tartaruga de couro;

Com menos pessoas nas praias, menos resíduos plásticos e lixo nas areias;

Em Veneza, na Itália, com a redução do turismo e das embarcações, as águas ficaram limpas, revelando a vida e beleza aquática por baixo de um dos mais famosos destinos turísticos do planeta.

São essas pequenas mudanças temporárias que nos levam a refletir como o ser humano tem o poder de destruir como também de conservar nosso espaço natural. Ter a consciência ambiental, adotar políticas de sustentabilidade, diminuir o padrão de consumo podem reduzir degradação ambiental, basta querer e ter autorresponsabilidade.

Que tal nesta pandemia adotarmos pra vida ao menos uma medida sustentável? Existem aqueles acessíveis e baratas, como:

Reciclar

Reduzir o consumo do plástico

Reusar

Separar o lixo

Evitar desperdício de alimentos

Trocar o carro por outras alternativas, como usar veículo coletivo ou bicicleta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maryane Meira
Sobre Maryane Meira
É jornalista do Mais Região, Feminista, Bazazeira, Ativista ecológica e vegetariana. Escreve às quintas, a cada duas semanas.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 03h57 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 28°

22° Sensação
12.5 km/h Vento
76.4% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (23/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva