Sábado, 08 de Maio de 2021
(71) 99663.6360
Geral Covid-19

Butantan supera marca de 40 milhões de dose da Coronavac entregues à Saúde

88,4% das doses previstas em contrato já foram entregues ao Ministério da Saúde, mas nova remessa deve atrasar por falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA)

14/04/2021 11h12
Por: Maryane Meira Fonte: CNN
Reprodução
Reprodução

O Instituto Butantan superou nesta quarta-feira (14) a marca de 40 milhões de unidades da Coronavac entregues ao Ministério da Saúde com a liberação de mais 1 milhão de doses para o Plano Nacional de Imunização.

Com a produção de vacinas contra Covid-19 no Butantan paralisada há mais de 15 dias devido ao fim do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China, o diretor do Instituto, Dimas Covas, admitiu a possibilidade de atraso na entrega das 5,3 milhões de doses restantes – previstas originalmente para até 30 de abril.

"Esse IFA chega até o dia 20, mas estamos com a expectativa que ele chegue antes. 20 dias de produção é o máximo, mas estamos trabalhando na possibilidade de encurtar o prazo de liberação", disse Covas.

Apesar da incerteza sobre a capacidade de cumprir o prazo previsto em contrato, o Butantan celebrou em suas redes sociais a marca superada nesta quarta.

“A vacina do Butantan contra a Covid-19 é a que mais tem salvado vidas no Brasil. Com a entrega hoje de mais 1 milhão de doses ao Plano Nacional de Imunizações, o Butantan completa 40,7 milhões de doses repassadas ao Ministério da Saúde desde 17/01”, afirmou o perfil do instituto no Twitter.

Ao todo, o Butantan já realizou 23 entregas de doses de vacina contra Covid-19 ao governo federal, disponibilizando 40,7 milhões de doses para o Sistema Único de Saúde (SUS), equivalentes a 88,4% das 46 milhões de doses originalmente previstas para serem entregues até 30 de abril.

O governador João Doria (PSDB) acompanhou a liberação das doses nesta quarta ao lado de Covas, do secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e da coordenadora-geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Até agora, março foi o que contou com a maior quantidade de vacinas entregues pelo Butantan, com 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, foram 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades.

Também nesta semana, na segunda-feira (12), o instituto já havia enviado 1,5 milhão de doses do imunizante para o Ministério da Saúde. 

Contrato adicional

O Butantan também tem um contrato adicional assinado com o Ministério da Saúde para a entrega de mais 54 milhões de doses da Coronavac até 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades do imunizante.

Atualmente, mais de 80% das vacinas disponíveis no país contra a Covid-19 são do Butantan.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 10h05 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. ° Máx. °

31° Sensação
14.3 km/h Vento
61.2% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °