O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, retornou ao Brasil nesta segunda-feira (4), após cumprir isolamento em um hotel de Nova York, nos Estados Unidos, depois de testar positivo para a Covid-19. Ele desembarcou em São Paulo, de onde seguiu para Brasília.
Ele anunciou que testou negativo para o vírus neste domingo (3).
Pelas regras sanitárias norte-americanas e brasileiras, um contaminado pelo novo coronavírus precisa ficar isolado de 10 a 14 dias. Se não forem observados sintomas graves e, se a pessoa testar negativo em um exame RT-PCR a partir do 10º dia, ela é autorizada a entrar ou sair do país.
O ministro teve sintomas leves da doença (cansaço e estado febril) por apenas um dia, na quarta-feira (22).
Relembre o caso
O ministro Marcelo Queiroga viajou para Nova York com a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que participou da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas na terça-feira (21).
A confirmação de que Queiroga testou positivo para a Covid-19 foi relatada naquele mesmo dia pelo colunista da CNN Caio Junqueira. Horas depois, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo confirmou o caso e o ministro fez uma postagem em suas redes sociais.
Na ocasião, ele informou estar bem e que seguiria em quarentena nos Estados Unidos. “Comunico a todos que hoje testei positivo para Covid-19. Ficarei em quarentena nos EUA, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária”, escreveu Queiroga.
O ministro esteve na Assembleia-Geral da ONU, mas usou máscara durante todo o tempo. Ele também acompanhou o presidente Bolsonaro em visita ao Memorial do 11 de Setembro, novamente usando máscara de proteção.
A confirmação de que ele foi infectado pela Covid-19 levou o Itamaraty a suspender a presença de todos os diplomatas brasileiros em todas as reuniões que ocorreriam na ONU.
Quarentena recomendada pela Anvisa
Depois da confirmação da infecção de Queiroga, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o isolamento da comitiva brasileira que acompanhou o presidente em viagem à Assembleia-Geral da ONU.
Cerca de 50 pessoas que fizeram parte da comitiva presidencial em Nova York cumpriram a quarentena, segundo informações do secretário de Comunicação André Costa.
“Como foi comunicado, o ministro foi contaminado pela Covid e permaneceu nos EUA. Em razão dessa informação, a comitiva que acompanhou o presidente da República a essa visita da ONU também foi toda orientada a permanecer seguindo o guia de vigilância epidemiológica, orientados a permanecer em isolamento pelo período previsto”, disse o secretário, na volta dos Estados Unidos.
Outras infecções na comitiva
Além de Queiroga, outras três pessoas que fizeram parte da comitiva que acompanhou Bolsonaro também foram infectadas pelo novo coronavírus.
Determinação STF dá 48h para sete tribunais explicarem supersalários
Internacional Entenda audiência nos EUA sobre tarifas de 25% a produtos brasileiros
Justiça STF dá 48h para tribunais explicarem pagamentos acima do limite a juiz
Justiça Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro
Destino do Arsenal Armas de Bolsonaro serão entregues à Polícia Federal nesta segunda (06)
EUA x Brasil Começa fase decisiva que pode impor tarifa de até 37,5% ao Brasil