A crise sanitária e humanitária que afeta as comunidades da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, será investigada pela Polícia Federal. A pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a PF instaurou um inquérito para apurar a possível prática de genocídio, omissão de socorro, crimes ambientais e outros atos ilícitos contra os Yanomamis.
A Superintendência da PF em Roraima será responsável pela investigação, que tramitará em segredo de Justiça. No último domingo (21), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), já havia anunciado que iria oficiar a PF para apurar os “fortes indícios de genocídio e de outros crimes”.
De acordo com dados do Ministério dos Povos Indígenas, 99 crianças yanomamis entre 1 e 4 anos morreram em 2022 por conta dos impactos do garimpo ilegal. As mortes aconteceram, em sua maioria, por desnutrição, diarreia, pneumonia e outras doenças.
Em menos de dois anos, foram registrados cerca de 44 mil casos de malária na terra yanomami, onde vivem aproximadamente 28 mil indígenas. O governo federal decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia
Mata de São João Açougueiro é preso preventivamente após atacar esposa com faca em Imbassaí; filhos presenciaram violência
JUSTIÇA MPBA denuncia sete PMs por supostas agressões durante Carnaval de Salvador
Novidade Zangão Motos inaugura loja especializada em motos elétricas neste sábado (26) em Malhadas