O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia se mantém a desoneração de combustíveis, que termina em 1º de março. A medida foi editada no governo de Jair Bolsonaro (PL) e prorrogada por Lula por meio de uma medida provisória com validade até o fim de fevereiro.
A avaliação de Lula será feita em encontro nesta sexta-feira, 24, com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. De acordo com a coluna de Andreia Sadi, no G1, o objetivo é saber se a companhia tem como absorver parte do impacto do fim da desoneração.
De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), se o governo federal não mantiver a desoneração (ou encontre uma medida alternativa), o litro da gasolina deve subir R$ 0,69 e o do álcool, R$ 0,24.
A coluna ainda apontou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se opõe à prorrogação da medida por conta do alto custa da desoneração aos cofres públicos. Lula ainda não teria tomado uma decisão.
Governo Federal Lula faz gesto com dedo do meio durante discurso no Planalto e gera repercussão
Justiça Moraes prorroga prisão domiciliar de Bolsonaro, mantém tornozeleira e determina apreensão de armas
Parceira Lula liga para Jerônimo e manda recado para políticos baianos; assista
AtlasIntel/Bloomberg 74% acreditam que Jaques Wagner recebeu vantagens do Banco Master, aponta pesquisa
Internacional Número de mortos por terremotos na Venezuela chega a 2.295; governo decreta sete dias de luto
Política Câmara aprova urgência para projeto que equipara misoginia ao crime de racismo