Como forma de apoiar o processo terapêutico de pacientes atendidos pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), da cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o projeto Semear & Colher promoveu, na sede do Centro, na sexta-feira (4), uma oficina de agroecologia destinada a esse público. A iniciativa é realizada pela AVSI Brasil em parceria com a empresa Alvopetro.
Durante a realização da ação, a engenheira agrônoma do projeto, Joice Freitas, aproveitou a horta da instituição para passar instruções sobre a melhoria da qualidade das hortaliças cultivadas pelo CAPS e que são utilizados na alimentação dos pacientes. “Uma experiência, a princípio desafiadora. No entanto, foi extremamente gratificante alcançar o objetivo de levar o conhecimento técnico sobre hortas. É satisfatório saber que eles conseguiram assimilar as informações passadas”, destacou Joice.
A atividade, que atendeu a 25 pacientes, foi idealizada, após a prefeitura de Mata de São João sugerir à equipe do projeto.
Para a consultora e articuladora, Claudia Brito (líder da iniciativa Semear & Colher), o projeto continuará apoiando a instituição nas demandas de agroecologia. “É gratificante poder contribuir com o processo terapêutico promovido pela instituição e constatar o bem-estar que foi alcançado por meio da ação. Seguiremos acompanhando o desenvolvimento da horta, assim como, orientando os pacientes e a equipe CAPS, quanto aos cuidados agroecológicos que deverão ser mantidos para o desenvolvimento da área produtiva da entidade”, garantiu Claudia.
“Agradecemos aos facilitadores do projeto, em especial a Claudia e Joice, que através dos seus conhecimentos, habilidades e muita empatia, nos ofertaram uma manhã rica em aprendizado. Agora, colocaremos em prática e multiplicaremos esses conhecimentos. Somos gratos pela parceria”, agradeceu Daniela Barbosa Soares, gerente de Saúde Mental do CAPS
Semear & Colher
O projeto Semear & Colher tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico) da zona rural de Mata de São João (BA), através da promoção de práticas relacionadas à segurança alimentar e adesão de hábitos sustentáveis, por meio do saneamento das águas cinzas, promovido pelo Sistema Bioágua, gerando um processo de melhoria na qualidade do solo dos quintais produtivos.
Mata de São João CAPS promove caminhada em alusão ao Setembro Amarelo
OPORTUNIDADE! Prefeitura de Mata de São João abre processo seletivo com 100 vagas; entre elas, seis para salva-vidas
Mata de São João Prefeitura diz que ruas em Amado Bahia aguardam intervenção da Embasa para receber pavimentação
Saúde Novo hospital de Mata de São João poderá contar com ressonância magnética, revela secretária
Mata de São João Festa de Praia do Forte terá três dias de shows; confira atrações confirmadas
Nesta quinta (24) Adora Kids chega a Mata de São João com muita música, diversão e fé