Se o centro da cidade em que você mora parece estar cheio de placas “aluga” e “passo o ponto” não deve ser impressão: nos primeiros 6 meses de 2023, o Brasil perdeu 427.934 empresas.
Excluindo os microempreendedores individuais — famosos MEIs —, o número inclui empresas de micro, pequeno, médio e grande porte.
O saldo negativo entre empresas abertas e fechadas está acontecendo desde o 4º trimestre de 2021: de lá pra cá, mais de 2 milhões de negócios foram inaugurados, enquanto 2,8 milhões acabaram.
Dividindo por setor
No comércio, dois negócios fecharam pra cada um que abriu. Foram quase 130 mil empresas fechadas no 2º tri de 2023, contra 62 mil aberturas;
No setor de serviços, a proporção foi de 1,5 empresa aberta pra cada uma que fechou, com a perda 197 mil empresas e abertura de outras 134 mil;
No setor industrial, que contou com quase 8 mil indústrias abertas, mas 25 mil fechadas, ficando com um saldo negativo de 17 mil.
As micro e pequenas empresas criaram quase 710 mil postos de trabalho no primeiro semestre, correspondendo a cerca de 70% do total de vagas com carteira assinada geradas no período.
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia
Mata de São João Açougueiro é preso preventivamente após atacar esposa com faca em Imbassaí; filhos presenciaram violência
JUSTIÇA MPBA denuncia sete PMs por supostas agressões durante Carnaval de Salvador
Novidade Zangão Motos inaugura loja especializada em motos elétricas neste sábado (26) em Malhadas