O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem finalizado um projeto para obtenção de financiamento e ampliação de ações contra as queimadas e o desmatamento na região da Floresta Amazônica. A expectativa é de que o plano seja articulado mais para o fim do ano, no formato de um “projeto robusto”.
A afirmação foi confirmada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, ao Estadão. “O Ibama deve submeter no fim do ano um projeto robusto para o Fundo Amazônia. Está em fase final de concretização”, afirmou.
Ainda não há confirmação sobre o valor predestinado ao projeto, nem quanto já foi destinado no combate às queimadas na região. Contudo, ele cobrou por mais equipamentos. “Obviamente, a gente tem de se planejar melhor, ter estruturas melhores. O Brasil precisa ter mais aeronaves de combate a incêndio”, disse.
O programa Fundo Amazônia é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem um saldo de R$ 4,1 bilhões. Seu objetivo é justamente destinar a verba recebida a projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmate e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.
Os recursos provenientes da União Europeia, Alemanha. Reino Unido, Suíça, Estados Unidos e Dinamarca, recebidos durante a troca de governo, ainda estão em fase de transferência. O Metrópoles tenta contato com o BNDES para confirmar a destinação das verbas, mas ainda não obteve retorno.
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia
Mata de São João Açougueiro é preso preventivamente após atacar esposa com faca em Imbassaí; filhos presenciaram violência
JUSTIÇA MPBA denuncia sete PMs por supostas agressões durante Carnaval de Salvador
Novidade Zangão Motos inaugura loja especializada em motos elétricas neste sábado (26) em Malhadas