O Ministério Público Estadual (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Mãe Bernadete, morta no dia 17 de agosto. Segundo o órgão, dos cinco denunciados, quatro são integrantes de organizações criminosas.
Os suspeitos são: Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Sérgio Ferreira de Jesus e Ydney Carlos dos Santos de Jesus. Os cinco foram denunciados por homicídio qualificado por motivo torpe, de forma cruel, com uso de arma de fogo e sem chance de defesa da vítima.
Ainda de acordo com o Ministério Público, a denúncia foi oferecida na segunda-feira (13), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).
O MP-BA pediu a prisão preventiva de Ydney de Jesus. Marílio dos Santos, que possui quatro mandados de prisão em aberto, e Josevam Dionísio dos Santos estão foragidos. Arielson da Conceição Santos e Sérgio Sérgio Ferreira de Jesus já estão presos.
Tanto a morte da ialorixá, quanto a do filho dela, ocorrido em 2017, são investigados pelas Polícias Civil e Federal. Sem ter acesso ao inquérito, o filho de Mãe Bernadete também contratou uma perícia particular.
Relembre crime
Mãe Bernadete foi assassinada no dia 17de agosto. A ialorixá e líder do Quilombo Pitanga dos Palmares foi atacada a tiros onde morava na comunidade, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Na noite em que os homens invadiram o local, Mãe Bernadete estava acompanhada de Wellington Gabriel de Jesus dos Santos, de 22 anos, que estava com ela na noite do crime. Além dele, estavam com a ialorixá dois adolescentes de 13 e 12 anos.
Depois de cometerem o crime, o suspeitos levaram os celulares da líder quilombola e dos reféns. Wellington entrou em contato com outras pessoas que vivem no quilombo por meio de um aplicativo de mensagens que estava aberto no computador.
Depois disso, ele deixou os familiares com um vizinho e foi até o terreiro de candomblé, que fica dentro do Quilombo Pitanga dos Palmares. Lá, ele ligou para a polícia.
A Polícia Civil informou, em coletiva no dia 18 do mesmo mês, que as armas utilizadas no crime foram de uso restrito. Investigações preliminares indicam que Mãe Bernadete foi morta com tiros de calibre 9mm.
"A perícia localizou vários vestígios de calibre 9mm. Por essa ser uma arma de uso restrito, ela é usada por indivíduo de índole mais violenta, que tem coragem para cometer o crime, o que requer uma atenção maior da investigação", disse a delegada Andréa Ribeiro, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia
Mata de São João Açougueiro é preso preventivamente após atacar esposa com faca em Imbassaí; filhos presenciaram violência
JUSTIÇA MPBA denuncia sete PMs por supostas agressões durante Carnaval de Salvador
Novidade Zangão Motos inaugura loja especializada em motos elétricas neste sábado (26) em Malhadas