Sexta, 25 de Setembro de 2026 20:43
(71) 99663.6360
Geral Mundo

Israel liberta 39 palestinos em contrapartida à soltura de 17 reféns

Medida retribui a libertação pelo Hamas de um terceiro grupo de reféns neste domingo. Prisioneiros seriam em grande parte adolescentes

26/11/2023 21h27
Por: Redação Fonte: Metropoles
Issam Rimawi/Anadolu via Getty Image
Issam Rimawi/Anadolu via Getty Image

O governo de Israel anunciou que libertou 39 prisioneiros palestinos na noite deste domingo (26/11), pelo horário local. A medida retribui a libertação de um terceiro grupo de reféns que ocorreu mais cedo, em cumprimento ao acordo firmado entre Israel e o grupo extremista.

A libertação dos palestinos foi confirmada pela agência de notícias Al Jazeera. Não há informações, porém, a respeito da identidade de cada um deles.

De acordo com a agência de notícias estatal palestina Wafa, o grupo libertado neste domingo é formado por adolescentes do sexo masculino.

A quantidade de prisioneiros a serem libertados havia sido adiantada tanto pelos governos do Egito quanto do Catar, que atuam na intermediação das libertações. A trégua na guerra entre Israel e Hamas chegou ao terceiro dia.

O grupo de reféns libertado pelo Hamas neste domingo é formado por 17 pessoas, sendo 14 israelenses e 3 tailandeses. Nesse grupo ainda há um cidadão que tem nacionalidade russa e israelense, que o Hamas libertou a partir da intervenção do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Quem são os reféns

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou a identidades dos 14 israelenses libertados. Confira:

  • Avigail Idan, 4 anos;
  • Alma Avraham, 84;
  • Aviva Adrienne Siegel, 62;
  • Ron Krivoi, 25;
  • Hagar Brodetz, 40;
  • Ofri Brodetz, 10;
  • Yuval Brodetz, 8;
  • Oriya Brodetz, 4;
  • Chen Goldstein-Almog, 48;
  • Agam Goldstein-Almog, 17;
  • Gal Goldstein-Almog, 11;
  • Tal Goldstein-Almog, 8;
  • Dafna Elyakim, 15;
  • Ela Elyakim, 8;

Uma das reféns mais jovens é Avigail Idan, de 4 anos. A menina, que tem cidadania tanto israelense quanto americana, viu os próprios pais serem assassinados pelo Hamas nos ataques de 7 de outubro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.