A 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, foi encerrada nesta quarta-feira (13) com a aprovação do texto o qual propõe que o mundo encaminhe “a transição para o fim dos combustíveis fósseis”.
O teor do documento é inédito e sinaliza que a era do petróleo pode estar se encaminhando para o fim. Os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa que aquecem o planeta.
O acordo foi firmado em Dubai, nos Emirados Árabes, após duas semanas de negociações. Mais de cem países fizeram lobby por uma linguagem forte no acordo da COP28, para incluir a expressão "eliminar gradualmente" o uso de petróleo, gás e carvão, mas encontraram forte oposição do grupo de produtores de petróleo liderado pela Arábia Saudita, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
O grupo controla quase 80% das reservas de petróleo do mundo — e os seus governos dependem fortemente dessas receitas. Esse desentendimento levou a cúpula a atrasar seu encerramento, previsto para terça-feira (12). Com isso, os trabalhos dos diplomatas atravessaram a madrugada.
Além disso, o acordo propõe que seja triplicada a capacidade de energia renovável a nível mundial até 2030. A medida visa reduzir a utilização de carvão, ao mesmo tempo que busca acelerar o uso de tecnologias para captura e armazenamento de carbono.
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia
Mata de São João Açougueiro é preso preventivamente após atacar esposa com faca em Imbassaí; filhos presenciaram violência
JUSTIÇA MPBA denuncia sete PMs por supostas agressões durante Carnaval de Salvador
Novidade Zangão Motos inaugura loja especializada em motos elétricas neste sábado (26) em Malhadas