Mais um clarão foi avistado no céu por moradores de diversas cidades na noite desta sexta-feira (22). O objeto foi registrado por pessoas de municípios baianos como Mata de São João,Salvador, Jacobina e Itacaré, além de algumas cidades de Pernambuco, como Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.
De acordo com uma publicação da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) nas redes sociais, o episódio tratou-se de uma reentrada de lixo espacial de um foguete que foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na China, em janeiro de 2018.
Nas imagens, é possível ver o possível meteorito cruzando o céu, numa faixa de luz. “Estamos presenciando um negócio bonito”, diz um morador de Santa Maria de Boa Vista em um dos vídeos. “Meu Deus, eu me arrepiei”, exclama outra, em um registro feito no Vale do Capão, na Chapada Diamantina.
Na ocasião, a pesquisadora do Núcleo de Estudos em Meteoritos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Leidiane Ferreira explicou que há uma diferença entre meteoro e meteorito: meteoro é o fenômeno luminoso ocasionado quando a rocha espacial passa pela atmosfera, entra em contato com gases presentes e provoca o fenômeno luminosos popularmente chamado de estrela cadente. Se essa rocha consegue resistir à passagem da atmosfera e chegar até o solo, é um meteorito.
A especialista pede que a população entre em contato com o Núcleo de Estudos em Meteoritos da UFBA para tirar as dúvidas do que foi encontrado. A orientação é que os moradores mandem fotos para as redes sociais da equipe.
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia
Mata de São João Açougueiro é preso preventivamente após atacar esposa com faca em Imbassaí; filhos presenciaram violência
JUSTIÇA MPBA denuncia sete PMs por supostas agressões durante Carnaval de Salvador
Novidade Zangão Motos inaugura loja especializada em motos elétricas neste sábado (26) em Malhadas