Na manhã desta terça-feira (11/06), uma triste notícia circulou no meio cultural de Camaçari e região: o falecimento de dona Nildes Bonfim, a conhecida Mestra Nildes de 61 anos, do grupo Espermacete.
Segundo informações, ela estava doente, sofreu um AVC há alguns dias, e de ontem para hoje passou mal, vindo a falecer no hospital, após uma parada cardíaca.
A notícia deixou familiares, amigos e fãs de Mestra Nildes consternados. Ela mantinha há 30 anos a cultura do Samba de Roda através do grupo Espermacete e atuava em defesa da identidade cultural nordestina.
Filha de Mata de São João, mestra Nildes residia há 45 anos em Camaçari, na localidade de Barra do Pojuca. Em todas as festas populares, a exemplo das Lavagens do município, lá estava ela, com sua roupa colorida, um enfeite no cabelo e muito samba no pé.
Mestra Nildes ensinava o samba com maestria, assim como também o artesanato em palha que aprendeu desde criança. Hoje, todos se despedem da mulher sambadeira que durante anos nos agraciou com sua arte, sua alegria e seu marcante sorriso. É dona Nildes, vai deixar saudades e obrigada pelo rico legado para a nossa cultura popular.
Ainda não informações sobre horário e local do sepultamento.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas