Terça, 16 de Julho de 2024 05:56
(71) 99663.6360
Mata de São João Cidadania

Mais de mil atendimentos são realizados na Caravana de Direitos Humanos em Mata de São João

Em dois dias da ação de cidadania da SJDH, e órgãos parceiros, 1.187 atendimentos foram realizados no município da RMS que garantiram documentações civis e outros serviços gratuitos

13/06/2024 13h28 Atualizada há 1 mês
Por: Luciano Bandeiras Fonte: Ascom
Divulgação
Divulgação

Conquistar documentos novos, e outros serviços, sem precisar sair do município. Esta foi a motivação de centenas de pessoas atendidas na Caravana de Direitos Humanos em Mata de São João, nesta quarta-feira, 12. A chuva forte, que marcou o dia, não foi suficiente para desanimar o comparecimento em massa na Escola Estadual Getúlio Vargas. Quem buscou teve acesso aos benefícios oferecidos na ação de cidadania, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a rede de garantia de direitos, integrada por órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Em dois dias da ação de cidadania foram realizados 1.187 atendimentos no município da RMS. 

A mobilização incluiu crianças de colo, pessoas idosas, pessoas com deficiência, trabalhadores e moradores da zona rural e urbana, em dois dias de atividade intensa no município litorâneo da Região Metropolitana de Salvador. Além das formações em direitos humanos, que envolveram os estudantes do Colégio, a ação garantiu atendimentos de documentação civil e outros serviços. Emissão de RG, Certidão de Nascimento e de Casamento, de Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espetro Autista (CIPTEA); atendimentos do Procon, Embasa, Defensoria Pública e INSS foram disponibilizados ao público local e do entorno.

A pedagoga Bruna Andrade garantiu a primeira via do RG dos filhos Yasmin Andrade, 1 ano, e Kauã Andrade, de 7 anos. Ela afirmou que a ação é importante porque contribui para melhorar a vida da comunidade, trazendo dignidade para que as pessoas possam exercer a sua cidadania. "Para mim, foi muito bom conseguir tirar os documentos dos meus filhos aqui mesmo, em Mata de São João, porque não preciso me deslocar para Camaçari. Esse é um projeto realmente importante para a comunidade estar em dia com os seus documentos e poder acessar outros direitos", disse Bruna.

A dona de casa Flaviane Barbosa, 47, chegou cedo no Getúlio Vargas, buscando a emissão da CIPTEA para a filha, de 8 anos. Além da carteira, a pequena Sofia Nascimento também possui o Passe Livre Intermunicipal. "Uma amiga me falou da ação aqui, na escola. Ela já tem o Passe Livre e vai ser muito bom ter agora, a CIPTEA, porque vai abrir muitas portas e ter os seus direitos garantidos. Essa ação é bacana porque beneficia a sociedade e facilita a vida da comunidade", explicou a dona de casa.

Outros municípios baianos estão na lista para receber a Caravana de Direitos Humanos, que tem um papel importante na promoção do acesso à justiça e aos direitos para os públicos vulneráveis. "A Caravana é uma ação que nos permite estar mais próximos da população que precisa ter os seus direitos garantidos. Queremos ampliar ainda mais a atuação da SJDH nos territórios para levar cidadania e construir uma sociedade em que as pessoas possam exercer a sua cidadania plena", ressaltou o chefe de gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento, que compareceu à Caravana nesta quarta-feira.

Parceiros

Nesta edição da Caravana de Direitos Humanos participam o Procon, as secretarias da Segurança Pública (SSP)/Departamento de Polícia Técnica; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); além da Embasa; Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen- BA); a Defensoria Pública Estadual (DPE); e a Previdência Social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 05h50
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

23° Sensação
0.13 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (5.65mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 18° Máx. 27°

Tempo nublado
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas