Sábado, 19 de Abril de 2025 21:12
(71) 99663.6360
Esporte Série A

Vitória falha três vezes e é superado pelo Corinthians fora de casa

Os gols do Corinthians foram marcados por Rodrigo Garro (duas vezes) e Giovane; Alerrandro marcou duas vezes para o Leão

04/07/2024 22h26
Por: Luana Velloso Fonte: Correio*
Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória
Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória até tentou, mas não conseguiu reagir e superar o Corinthians dentro da Neo Química Arena nesta quinta-feira (4), em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com dois golaços do camisa 10 dos paulistas e um do garoto Giovane, a equipe comandada por Thiago Carpini começou o jogo atacando os donos da casa, mas se viu envolvido dentro das dinâmicas do adversário e, no final, saiu de campo derrotado pela segunda rodada consecutiva. Alerrandro marcou os dois gols do Vitória.

Com a derrota por 3x2, o Vitória continua com 12 pontos e termina a rodada na 16ª colocação, com a pontuação empatada com o Corinthians - primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. O Leão permanece à frente do clube paulista por ter um número de vitórias maior que o concorrente. Agora, apesar do revés, os comandados de Carpini não terão tempo para lamentar, já que o rubro negro baiano recebe o Criciúma no Barradão, neste domingo (7). A bola rola às 18h30.

O JOGO

Apesar dos torcedores do Vitória esperarem mudanças na equipe titular, devido aos desfalques por lesões e suspensões, os rubro negros foram surpreendidos quando viram Patric Calmon voltar a figurar entre os onze iniciais e Lucas Esteves começar a partida como o ponta esquerda da equipe. Além da dobradinha na lateral, o técnico Thiago Carpini entrou com Jean Mota ocupando uma função mais recuada em relação aos últimos jogos. 

Quando o árbitro apitou o início de jogo, quem teve a iniciativa foi a equipe baiana, que aproveitou os espaços deixados pelo Corinthians para se aproximar do gol defendido por Matheus Donelli. Com o lado esquerdo do Leão sendo mais acionado, o improvisado Lucas Esteves encontrou brechas para partir em velocidade. O começo do Vitória só não foi melhor pela grande defesa do goleiro do Corinthians no chute de Luan Santos. No entanto, mesmo oferecendo espaços para os visitantes atacarem, a equipe alvinegra ofensivamente trabalhou a bola com os dois meias criativos - Coronado e Garro - para achar um dos atacantes nas costas da zaga visitante.

Na faixa dos 15 minutos, o jogo foi esfriando e o Corinthians começou a ficar mais com a posse da bola. A equipe paulista povoou a primeira linha de defesa do Vitória, mas só conseguia ter efetividade quando era Wesley quem partia para uma jogada individual. Defensivamente, o Leão encaixou uma marcação por zonas, com duas linhas de quatro e Luan Santos entre elas. Mais à frente, Alerrandro era o homem responsável por iniciar a pressão. Quando os mandantes perdiam a bola, o Leão transferia o jogo para uma das pontas para tentar sair em velocidade.

No entanto, a leve superioridade do Vitória não se traduziu em gol. Pelo contrário, já que o Corinthians aproveitou um vacilo do clube baiano para levar a vantagem no marcador. Aos 25 minutos, Pedro Henrique progrediu com liberdade e tocou para Garro dominar e chutar forte de fora da área. Lucas Arcanjo até tentou chegar no lance, mas não foi o suficiente para parar o alvinegro de abrir o placar: 1x0 Corinthians. Depois do gol, os paulistas gostaram do jogo e partiram para tentar ampliar.

Com a saída de Caio Vinícius lesionado, Carpini colocou o lateral direito Rául Cáceres e deslocou Willean Lepo para a zaga. A mudança, mesmo forçada, trouxe mais fluidez na saída de bola do rubro negro baiano, que não perdeu velocidade. A maior alteração, no entanto, veio com a volta da postura ofensiva do time dentro da partida. Aos 36 minutos, Lucas Esteves recebeu a bola na esquerda e botou na área. Entre os zagueiros do Corinthians, Matheuzinho apareceu para tocar e Alerrandro aparecer completando para o fundo das redes: 1x1

Antes do primeiro tempo acabar, o Corinthians partiu para pressionar o Vitória e conseguiu três escanteios em sequências. Na terceira cobrança, Lucas Arcanjo saiu mal e a bola sobrou para o camisa 10 do alvinegro paulista, que pegou de primeira fora da área e botou no ângulo. Sem chances para a defesa do Leão: 2x1 Corinthians. Em um lance seguinte, o árbitro de vídeo recomendou a revisão de uma entrada de Yuri Alberto, mas a decisão em campo foi puxar o cartão amarelo.

Na volta do intervalo, os treinadores de ambas as equipes não fizeram alterações. Com quatro laterais em campo, o Vitória começou a segunda etapa sendo mais vertical na construção do jogo. No entanto, rapidamente o time do técnico interino Raphael Laruccia retomou a posse de bola, obrigando os baianos a baixar as linhas. Sem lances de perigo nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, Carpini mexeu na estrutura da equipe, tirando um dos volantes para deixar dois pontas: Janderson e Zé Hugo.

Depois das substituições, o cenário da partida se inverteu. Vendo o Vitória achar espaços, o alvinegro paulista recuou suas linhas e esperou os visitantes subirem. Dentro de seu próprio campo, o Corinthians mudou sua estratégia para sair nos contra ataques cedidos pelo rubro negro baiano. Porém, mesmo com maior posse, o Leão não conseguia furar o bloqueio dos adversários. Perto dos 40 minutos, o Vitória beirava os 70% de posse de bola. A pressão do Vitória ganhou uma chance de surtir efeito quando Léo Mana botou a mão na bola e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Alerrandro tirou de Donelli e empatou o jogo: 2x2

No apagar das luzes, o Corinthians conseguiu pressionar novamente o Vitória e voltou a sair na frente do marcador. Na cobrança de escanteio, Janderson errou o tempo da bola e cabeceou nos pés de Giovane, que pegou a sobra e fuzilou o gol de Lucas Arcanjo, colocando um ponto final da partida: 3x2

FICHA TÉCNICA
Corinthians 3 X 2 Vitória - Campeonato Brasileiro - (14ª rodada)

Corinthians: Matheus Donelli; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Cacá e Hugo; Raniele (Léo Maná), Igor Coronado (Matheus Araújo) e Rodrigo Garro; Pedro Henrique (Ángel Romero), Wesley (Ryan) e Yuri Alberto (Giovane). Técnico: Raphael Laruccia (interino).

Vitória: Lucas Arcanjo, Willean Lepo, Caio Vinícius (Rául Cáceres), Wagner Leonardo e Patric Calmon (Janderson); Luan Santos (Dudu), Willian Oliveira e Jean Mota (Zé Hugo); Matheuzinho, Lucas Esteves e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.

Local: Neo Química Arena

Gols: Rodrigo Garro, aos 25 e 42, e Alerrandro aos 36 minutos do primeiro tempo; Alerrandro, aos 40, e Giovane, aos 49 do segundo tempo

Cartão amarelo: Dudu e Wagner Leonardo (Vitória); Igor Coronado, Yuri Alberto, Cacá e Gustavo Henrique (Corinthians)

Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann, auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (Trio de Santa Catarina). No VAR, Caio Max Augusto Vieira (RN)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João, BA
Atualizado às 20h05
26°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

28° Sensação
1.45 km/h Vento
78% Umidade do ar
4% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)

Mín. 21° Máx. 36°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/04)

Mín. 23° Máx. 35°

Chuvas esparsas