O Bahia largou com um empate fora de casa no jogo de ida do duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Esquadrão fez um bom primeiro tempo contra o Botafogo, viu o time alvinegro impor seu ritmo na segunda etapa, e ficou no 1x1, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Pressionado pelo Botafogo, o Bahia não começou bem e o alvinegro precisou de apenas sete minutos para abrir o placar. Marcos Felipe espalmou a cabeçada de Igor Jesus nos pés de Carlos Alberto e o atacante agradeceu fuzilando as redes tricolores.
Apesar do gol cedo, time baiano reagiu rápido e dominou a primeira etapa. O empate veio aos 45 minutos do primeiro tempo, em cabeçada de Cauly. O Esquadrão voltou a ser agredido no segundo tempo, mas segurou o empate.
O resultado deixa a disputa por uma vaga nas quartas de final totalmente aberta. Quem vencer no duelo da volta, na quarta-feira (7), na Fonte Nova, avança na competição. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.
O JOGO
Com um leque maior à disposição, Rogério Ceni promoveu os retornos de Cuesta e Jean Lucas ao time titular. Biel ganhou a disputa com Everaldo e formou o ataque ao lado de Thaciano.
O tricolor começou a partida sendo pressionado pelo Botafogo. Sem conseguir ter a posse da bola, o time baiano viu os donos da casa subirem a linha de marcação e foi sufocado. A resistência durou apenas sete minutos.
Damián Suárez cruzou pelo lado direito e Igor Jesus tentou de cabeça. Marcos Felipe fez a defesa, mas espalmou nos pés de Carlos Alberto, que não teve trabalho para estufar as redes e abrir o placar para o clube carioca.
Depois do gol alvinegro, o Bahia acordou e conseguiu se soltar. Jean Lucas teve boa chance para deixar tudo igual, mas da entrada da área não pegou bem na bola e mandou para fora. Com mais posse de bola, o Esquadrão controlava o jogo, faltava transformar a superioridade em oportunidades de gol.
Dominante, o Esquadrão começou a aparecer mais no ataque. Arias recebeu de Everton Ribeiro e chutou cruzado, mas John defendeu. Minutos depois foi a vez de Biel arriscar de longe. A insistência deu certo.
Na jogada construída de pé em pé, a defesa do Botafogo vacilou e Thaciano achou Arias livre. O lateral fez um cruzamento perfeito e Cauly apareceu no melhor estilo centroavante e deixou tudo igual, aos 45 minutos.
O segundo tempo começou com o Botafogo tentando se impor. O time carioca retomou o controle da partida logo nos primeiros minutos. Na escapada em velocidade, Luiz Henrique tentou por baixo e Marcos Felipe defendeu. Gabriel Xavier ainda apareceu para salvar o tricolor no rebote.
Diante do ritmo do adversário, o Bahia tentou chegar através de contra-ataques. Ceni então colocou sangue novo e trocou Biel por Everaldo. Mesmo assim, era o Botafogo quem parecia mais perto do segundo gol. Marlon Freitas recebeu com o gol aberto, mas finalizou por cima, enquanto Tiquinho parou na defesa de Marcos Felipe.
Em uma nova tentativa de retomar o controle, Ceni apostou em De Pena e Ratão. O Esquadrão, no entanto, seguia cometendo erros bobos que proporcionaram ataques do Botafogo. Mesmo assim, o Bahia conseguiu se defender bem.
Na reta final, o tricolor teve uma grande chance no contra-ataque, mas Everaldo errou a cabeçada. Sem alterações no placar, o time baiano segurou o empate e agora vai decidir a classificação na Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Bahia - Copa do Brasil (oitavas de final - ida)
Botafogo: John, Damián Suárez, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Savarino (Tiquinho Soares); Luiz Henrique, Igor Jesus e Carlos Alberto (Kauê). Técnico: Artur Jorge.
Bahia: Marcos Felipe, Arias, Gabriel Xavier, Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (De Pena) e Cauly (Ratão); Biel (Everaldo) e Thaciano (Iago). Técnico: Rogério Ceni.
Local: Nilton Santos
Gols: Carlos Alberto, aos 7, Cauly, aos 45 minutos do 1º tempo
Cartão amarelo: Everaldo (Bahia)
Público: 17.656 pagantes
Renda: R$ 1.100.400,00
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima (trio de São Paulo)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas