A operação desta quinta-feira (1) da Polícia Federal em Salvador mira um empresário que é suspeito de intermediar uma negociação fraudulenta envolvendo Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil do governo Lula, para comprar respiradores durante a pandemia da covid-19. OS aparelhos nunca foram entregues.
Segundo o Uol, o empresário Cleber Isaac Ferraz Soares recebeu R$ 1,6 milhão de comissão por intermediar o negócio entre o governo baiano e a empresa Hempcare. Um mandado de apreensão determina que sejam apreendidos dele dinheiro, aparelhos eletrônicos e documentos. Em 2022, na primeira fase da investigação, ele já havia sido alvo de mandados em seu apartamento no Corredor da Vitória.
A PF cumpriu 34 mandados de busca e apreensão e bloqueios de bens nesta segunda fase da Operação Cianose. Ao todo, os governadores do Nordeste gastaram R$ 48 milhões para comprar os respiradores em 2020, em negociação que teve contrato assinado por Rui Costa, que representava o Consórcio Nordeste. Ele é um dos investigados no caso, mas não foi alvo hoje.
Após 4 anos Quatro integrantes da Bamor vão a júri popular por ataque ao ônibus do Bahia
Tribunal do Júri Réu de 103 anos é julgado por morte e tentativa de homicídio em Salvador
Eleições 2026 Márcio da Auto Escola diz ter sofrido retaliações e dispara contra “voto de cabresto” em Camaçari
Operação Legado PF e CGU investigam suspeitas de fraudes em contratos públicos na Bahia
Internacional Bancos centrais do Brasil e da Europa avaliam interligar Pix com Tips
Segurança Pública Operação Malhas da Lei prende 1.165 pessoas em 40 dias na Bahia