A reta final do Campeonato Brasileiro vai começar para o Bahia. A partir de agora, o time baiano terá apenas mais dez jogos para alcançar o objetivo traçado no início do ano de conquistar uma vaga na Copa Libertadores, algo que não acontece há 35 anos.
O Esquadrão chega aos dez últimos duelos vivendo uma fase de oscilação no Campeonato Brasileiro, mas no geral faz uma boa campanha na Série A. Com 45 pontos, o time comandado por Rogério Ceni é o 6º colocado, dentro da zona de classificação da Liberta.
Nas próximas rodadas, o tricolor disputará exatamente cinco partidas como mandante e outras cinco longe dos seus domínios. A primeira será neste sábado (5), diante do Flamengo, às 19h, na Fonte Nova. Além do clube carioca, o Esquadrão receberá até o fim do ano: São Paulo, Palmeiras, Athletico-PR e Atlético-GO.
Já fora de casa, a equipe travará batalhas contra Cruzeiro, Vasco, Juventude, Cuiabá e Corinthians. O time, aliás, precisa melhorar o seu desempenho contra os próximos adversários. Essa sequência foi uma pedra no sapato da equipe no primeiro turno. O Bahia venceu quatro, empatou uma e perdeu cinco partidas.
Foi nessa fase, inclusive, que o Bahia conheceu os seus dois únicos tropeços em casa na competição, perdeu por 2x1 para o Cuiabá, e logo depois caiu diante do Corinthians por 1x0. Dessa vez, os dois rivais serão enfrentados fora da Fonte Nova.
CONTAS
Por falar em desempenho, no primeiro turno, o Bahia conquistou 13 pontos nos dez jogos finais, o que representa um aproveitamento de 43,3%. Se repetir o feito, o clube baiano terminará o ano com 58 pontos, o que seria suficiente para o Esquadrão alcançar a sua melhor campanha na história dos pontos corridos, mas não garante uma vaga na Libertadores.
Com mais 30 pontos em disputa, a equipe terá mais chance de ir ao principal torneio do continente se mantiver o atual aproveitamento geral de 53% que possui na Série A. Nesse cenário, o time de Ceni conquistaria cerca de 16 pontos e terminaria o Brasileiro com 61. De acordo com os dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com essa pontuação a probabilidade de um time jogar o torneio internacional é de 93%.
Após a 28ª rodada, a UFMG aponta o Bahia com 52% de chance de jogar a Libertadores em 2025. O tricolor aparece atrás do Internacional, que tem os mesmos 45 pontos, mas ocupa a 7ª colocação. O Colorado tem um jogo a menos e, de acordo com os cálculos, 65,3% de probabilidade. Vale lembrar que o Esquadrão pode ser beneficiado caso um dos clubes da zona de classificação da Liberta conquistem a Copa do Brasil ou a própria Libertadores, o que transformaria o G6 em G7 ou até G8.
As próximas 10 partidas do Bahia
Bahia x Flamengo
Cruzeiro x Bahia
Vasco x Bahia
Bahia x São Paulo
Juventude x Bahia
Bahia x Palmeiras
Bahia x Athletico-PR
Cuiabá x Bahia
Corinthians x Bahia
Bahia x Atlético-GO
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Tempo nublado