Ricardo Santana é um nome em ascensão no boxe brasileiro. O atleta matense chegou à final do Open de Boxe Brasil, disputada neste domingo (24), no Ginásio Poliesportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, em São Paulo. Na decisão da categoria Light Welter (63,5 kg), Ricardo encarou Carlos Souza, representante paulista, em uma luta emocionante e de altíssimo nível técnico, mas acabou ficando com a segunda colocação.
Apesar da derrota na final, o vice-campeonato reforça a posição de Ricardo como uma promessa do boxe brasileiro, demonstrando grande potencial para se destacar ainda mais na sua categoria. No ano passado, ele já havia ganhado destaque ao competir em eventos internacionais, como o Campeonato Latino-Americano.
Após a luta, Ricardo agradeceu pela torcida e falou sobre o futuro: "Infelizmente, o resultado não foi como eu esperava. Estou triste por não ter conseguido o tão desejado ouro, mas, ao mesmo tempo, estou feliz por ter feito uma bela campanha no Campeonato Brasileiro. Sei que dei o meu melhor em cada momento, e isso me deixa orgulhoso da trajetória até aqui. Embora o ouro tenha escapado, o aprendizado e as experiências que vivi nessa jornada são valiosos. Vou seguir em frente, com mais força e determinação, para buscar sempre o melhor. Obrigado a todos pelo apoio, vocês fazem toda a diferença! Vamos juntos, sempre!"
O jovem pugilista, que começou sua trajetória no esporte por meio do projeto social "Nosso Estilo", conduzido pelo professor Isaías, está há quase um ano em São Paulo. Morando e treinando no centro de treinamento Tony Box, ele tem se dedicado intensamente para aprimorar sua técnica. Ricardo também é beneficiado pelo Bolsa Atleta, programa de auxílio esportivo da Prefeitura de Mata de São João, que tem como objetivo apoiar atletas da cidade que se destacam no esporte.
O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), começou na última terça-feira (19) e reuniu 116 atletas de alto rendimento de todo o país.
A final foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da CBBoxe no YouTube, e Ricardo foi amplamente elogiado pela garra e disciplina demonstradas no ringue.
Fim de uma era! Lionel Messi se despede da Argentina com vitória por 3 a 0 sobre Benin
Esporte Alison dos Santos é indicado ao prêmio de Melhor Atleta do Ano da World Athletics
Mercado da Bola Raphinha assina renovação de contrato com o Barcelona até 2030
Brasileirão 2026 Gigante da Série A pode perder pontos por transfer ban da Fifa
Top 60 no mundo Jornal inglês lista três brasileiros entre as 60 promessas do futebol
Luto no Futebol Ex-jogador da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Dias morre aos 59 anos