A Copa do Mundo de Águas Abertas conheceu um nome baiano no lugar mais alto do pódio em 2024: Lizian Simões Sobral, com apenas 17 anos, conquistou seu primeiro título mundial na última sexta-feira (22), na categoria Júnior Feminino.
Disputando seu título nas águas da Arábia Saudita, Lizian disputou três provas, e terminou os 10Km em 26º lugar, somando 2 mil pontos, 1.200 a mais do que Camille Henveaux da Bélgica, Lamees Elsokkary do Egito, Emma Micheletti da Itália e Katie Grimes dos Estados Unidos, as quatro nadadoras que empataram em segundo lugar.
A estrela brasileira já foi campeã sul-americana e brasileira de águas abertas, e ganhou medalhas de prata nos 800 metros livre e 1500 metros do Campeonato Brasileiro de Verão (piscina), e bronze nos 400 metros do mesmo torneio.
Atleta do Yacht Clube da Bahia, a jovem concilia os dias de treino com as obrigações de estudante do terceiro ano do Ensino Médio, vencendo desafios nas duas áreas da vida. Entre salas de aula e piscinas, Lizian vê as Olimpíadas de 2028 como seu grande foco, e promete marcar seu nome nas piscinas olímpicas de Los Angeles no futuro.
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas