Pela primeira vez em 190 anos de existência, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) tem uma mulher no cargo de presidente. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), eleita como primeira vice-presidente, assumiu o posto principal após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar o terceiro mandato consecutivo de Adolfo Menezes (PSD) por considerar inconstitucional.
A decisão da Corte foi tomada em 28 de fevereiro, por unanimidade. O mérito do caso ainda deve ser julgado, mas a única dúvida é se os ministros determinarão uma nova eleição.
Se assim for, Ivana garante que o nome dela estará na disputa. A expectativa é de continuidade no mandato recém-iniciado.
"Acredito que esse será um man essadato de revelação, de muito trabalho, de persistência, de muita luta", disse a deputada em entrevista exclusiva ao g1. A presidente da Alba recebeu o portal em seu gabinete na sexta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher.
Ao lembrar a data, ela avaliou porque demorou tanto tempo para que uma figura feminina ocupasse o mais alto cargo do Legislativo baiano. Dos 63 deputados estaduais atualmente em exercício na Alba, apenas nove são mulheres.
"Nós, mulheres, ainda somos uma minoria na política. Eu demorei 14 anos para ser deputada. (...) A gente vê que o tempo passou e temos conseguido nossos espaços, mas ainda é muito pouco".
Parlamentar mais votada do estado na eleição de 2022, com 118.417 votos, Ivana destacou ainda as pautas prioritárias que pretende conduzir na Alba, admitiu que foi "voto vencido" durante as articulações para a eleição regular da mesa-diretora e abordou o futuro político.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuva