O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a reclamação apresentada pela Câmara Municipal de Camaçari contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que suspendeu a limitação de 2% para abertura de créditos suplementares no orçamento municipal de 2025. A medida, estabelecida por emenda legislativa da gestão anterior da Casa, restringia a margem de remanejamento orçamentário pelo Poder Executivo.
A decisão do STF, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, considerou que a imposição da Câmara representava uma limitação severa e desproporcional à autonomia administrativa da Prefeitura. O ministro destacou que a norma violava o princípio da separação dos poderes, ao comprometer a efetividade da gestão pública.
A controvérsia teve início quando a gestão do prefeito Luiz Caetano (PT) contestou a emenda aprovada sob a presidência do então vereador Flávio Matos. A medida imposta pela legislatura anterior reduzia significativamente a capacidade de movimentação de recursos orçamentários por parte do Executivo. Diante disso, a Procuradoria do Município acionou o Judiciário, e o TJ-BA concedeu liminar suspendendo a eficácia da norma. A Câmara, por sua vez, recorreu ao STF, que agora decidiu pela manutenção da decisão baiana.
Com a decisão do Supremo, a Prefeitura de Camaçari mantém a autonomia para realizar alterações orçamentárias acima do limite de 2%, o que, segundo a argumentação do Executivo, é essencial para garantir a continuidade de serviços públicos, obras e projetos em execução ao longo do exercício fiscal.
Saúde Nova Policlínica de Camaçari muda atendimento regional e amplia vagas em Simões Filho
Feriado Rodovias baianas devem receber cerca de 600 mil veículos durante o feriado da Independência da Bahia
Camaçari Público abaixo da expectativa na inauguração da Policlínica Regional gera desconforto nos bastidores do governo Jerônimo
Camaçari Ivoneide sai em defesa de Jaques Wagner, cobra tratamento igual da PF e cita ACM Neto e Flávio Bolsonaro
Camaçari Caetano sai em defesa de Jaques Wagner, chama investigação de “injustiça” e diz que adversários estão “agoniados”
Camaçari Clima tenso: Jaques Wagner reage com irritação a perguntas sobre André Mendonça e sai do evento