Segunda, 14 de Julho de 2025 21:14
(71) 99663.6360
Esporte Esporte

Justiça da Espanha condena quatro indivíduos por crime de ódio contra Vinicius Jr

Atacante brasileiro foi alvo de racismo antes de clássico em Madri

16/06/2025 18h56 Atualizada há 4 semanas
Por: Anderson Almeida Fonte: La Liga
Foto: Reprodução / Instagram @vinijr
Foto: Reprodução / Instagram @vinijr

Um tribunal de Madri sentenciou quatro indivíduos a penas de prisão por envolvimento em um ato racista contra Vinicius Júnior, jogador do Real Madrid. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16) por meio de um comunicado oficial da La Liga.

O caso refere-se a um episódio ocorrido em janeiro de 2023, às vésperas de uma partida da Copa do Rei entre Real Madrid e Atlético de Madri. Na ocasião, os condenados exibiram uma faixa com os dizeres "Madri odeia o Real" e penduraram um boneco inflável preto com a camisa número 20 de Vinicius em uma ponte.

De acordo com a sentença, um dos envolvidos recebeu pena de 15 meses de prisão por crime de ódio, além de sete meses adicionais por ameaças, já que foi o responsável por divulgar imagens do ato nas redes. Os demais réus foram sentenciados a sete meses de prisão por crime de ódio e mais sete por ameaças.

Apesar da condenação, os quatro não cumprirão pena em regime fechado, uma vez que assinaram uma carta de desculpas endereçada a Vinicius, ao Real Madrid, à La Liga e à Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

"O réu que postou o vídeo on-line recebeu uma desqualificação especial para trabalhar em educação, esportes ou ambientes recreativos para jovens por quatro anos e três meses, enquanto os outros receberam três anos e sete meses", informou o comunicado da La Liga.

Além disso, o réu responsável pela divulgação do vídeo foi multado em 1.084 euros. Os outros três terão de pagar 720 euros cada. Entre as punições adicionais impostas estão uma ordem de restrição de 1.000 metros em relação a Vinicius, sua residência e seu local de trabalho, além da proibição de frequentar estádios durante partidas da La Liga ou da RFEF.

Os quatro também deverão participar de um curso educativo sobre igualdade de tratamento e combate à discriminação, condição necessária para que o cumprimento das penas de prisão seja suspenso.

Até o momento, nem o tribunal nem Vinicius Jr. se manifestaram publicamente sobre o desfecho do caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Camaçari, BA
Atualizado às 20h02
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

23° Sensação
1.3 km/h Vento
82% Umidade do ar
100% (10.77mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)

Mín. 19° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 25°

Chuvas esparsas