O Ministério Público da Bahia (MPBA) moveu uma ação civil pública contra o PicPay e o Banco Original S/A, ambos controlados pela J&F Investimentos, por práticas consideradas abusivas contra consumidores. O processo, ajuizado no último dia 4 de setembro pela promotora de Justiça Joseane Suzart, reúne denúncias que vão desde cobranças indevidas até a inclusão irregular de clientes em cadastros de inadimplência.
Entre as irregularidades apontadas estão: dificuldade para cancelar contas ou cartões, débitos lançados sobre parcelas já quitadas, redução injustificada do limite de crédito, tarifas excessivas que geraram dívidas desproporcionais e falhas no suporte das instituições. O MPBA também identificou casos de migração de contas do Banco Original para o PicPay sem o consentimento dos correntistas.
A promotoria chegou a propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) às empresas, mas o acordo não foi aceito. Na ação, o MPBA pede que a Justiça conceda medidas liminares para garantir maior transparência na concessão de crédito, obrigar a informação clara sobre juros e riscos dos empréstimos, assegurar cópia de contratos, permitir cancelamento de cartões sem restrições e proibir cobranças abusivas. Também solicita que as instituições só incluam consumidores em cadastros de inadimplentes mediante comprovação da dívida e que comuniquem formalmente os clientes em casos de migração de contas.
O caso segue em tramitação e será avaliado pela Justiça. O objetivo é assegurar a proteção dos direitos dos consumidores e evitar novos casos de superendividamento.
O PicPay e o Banco Original são de propriedade da J&F Investimentos, que também controla a JBS. O PicPay incorporou os clientes de varejo do Banco Original, transferindo contas e serviços para a sua plataforma digital. A reportagem entrou em contato com a J&F, que ainda não se manifestou sobre a ação.
Renegociação MEIs com dívidas de até R$ 20 mil podem aderir ao Desenrola
Segurança Operação Sintonia de Gravata captura 10º advogado investigado por ligação com facções criminosas
Economia Cesta Básica de Salvador fica 0,80% mais barata em junho após cinco meses de alta
Saúde Julho Amarelo alerta para prevenção das hepatites virais; Brasil registra mais de 826 mil casos desde 2000
Educação Prazo para recorrer da negativa de atendimento especializado no Enem 2026 termina nesta sexta (03)
Polícia Federal PF faz operação em quatro estados para apurar irregularidades no uso de emendas PIX