Quarta, 08 de Julho de 2026 01:41
(71) 99663.6360
Esporte Futebol

Suíça vence a Colômbia nos pênaltis e será adversária da Argentina nas quartas de final da Copa

Após empate sem gols em 120 minutos, seleção suíça levou a melhor nas penalidades e garantiu vaga entre as oito melhores do Mundial

07/07/2026 23h55
Por: Luana Velloso Fonte: Correio24horas
Foto: Reprodução/FIFA
Foto: Reprodução/FIFA

A Suíça está classificada para as quartas de final da Copa do Mundo de 2026. Em um confronto equilibrado e de poucas oportunidades claras, a seleção europeia empatou por 0 a 0 com a Colômbia no tempo regulamentar e na prorrogação e venceu a disputa por pênaltis por 4 a 3, nesta terça-feira (7), em Vancouver, no Canadá. O goleiro Gregor Kobel foi o destaque da classificação ao defender a cobrança de Cucho Hernández.

Com a vitória, os suíços enfrentarão a Argentina nas quartas de final. O confronto será disputado no próximo sábado (11), às 22h, após os argentinos eliminarem o Egito de virada por 3 a 2 nas oitavas de final.

A partida foi marcada pelo equilíbrio desde os primeiros minutos. A Colômbia teve maior posse de bola durante boa parte do jogo, mas encontrou dificuldades para superar a forte marcação da defesa suíça.

As primeiras chances de perigo surgiram apenas depois dos 20 minutos do primeiro tempo. Gustavo Puerta arriscou de longa distância e obrigou Gregor Kobel a fazer uma grande defesa. A Suíça respondeu com Fabian Rieder e Dan Ndoye, que exigiram boas intervenções do goleiro Camilo Vargas.

Na etapa final, a equipe suíça voltou mais ofensiva e criou boas oportunidades. Dan Ndoye chegou à linha de fundo e cruzou para Djibril Sow, que desperdiçou a finalização. Em seguida, Fabian Rieder tentou surpreender em cobrança de falta direta, mas mandou para fora.

A Colômbia respondeu aproveitando um erro na saída de bola da Suíça, mas Luis Suárez finalizou sem direção. Com o passar do tempo, o confronto ficou mais truncado, marcado por muitas faltas, erros de passe e poucas chances claras de gol. Nos acréscimos, Ndoye teve a melhor oportunidade da Suíça antes da prorrogação, mas finalizou para fora.

No tempo extra, a Colômbia esteve mais perto da classificação. Davinson Sánchez desperdiçou uma sobra dentro da área ao chutar por cima do gol. Pouco depois, Jhon Lucumí acertou o travessão em uma cabeçada, enquanto Jaminton Campaz obrigou Kobel a fazer mais uma grande defesa em chute de fora da área.

A Suíça também levou perigo na prorrogação. Zeki Amdouni finalizou com perigo, mas Camilo Vargas evitou o gol e manteve o empate até o apito final.

A vaga foi decidida nas cobranças de pênaltis. Davinson Sánchez desperdiçou a primeira cobrança da Colômbia ao acertar o travessão. A Suíça também cometeu um erro quando Manuel Akanji isolou sua batida, mantendo a disputa equilibrada.

O momento decisivo aconteceu na penúltima cobrança colombiana, quando Gregor Kobel defendeu o chute de Cucho Hernández. Na sequência, Cedric Itten e Rúben Vargas converteram suas cobranças e confirmaram a vitória suíça por 4 a 3, garantindo a classificação para as quartas de final.

A seleção suíça chega entre as oito melhores equipes da Copa do Mundo e terá pela frente a Argentina, atual campeã mundial, em busca de uma vaga nas semifinais da competição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.