Terça, 06 de Outubro de 2026 00:04
(71) 99663.6360
Esporte Decisão no Barradão

Vitória larga em desvantagem contra o Athletico-PR nas oitavas da Copa do Brasil

Leão da Barra sofre 2 a 0 na Arena da Baixada, tem Emmanuel Martínez expulso e precisa vencer por três gols de diferença para avançar às quartas de final

03/08/2026 23h23
Por: Luana Velloso Fonte: Correio24horas
Crédito: Victor Ferreira/ECV
Crédito: Victor Ferreira/ECV

O Vitória perdeu por 2 a 0 para o Athletico-PR na noite desta segunda-feira (3), na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com uma atuação abaixo do esperado, principalmente no primeiro tempo, o time baiano sofreu um gol em cada etapa, teve Emmanuel Martínez expulso e agora precisa reverter a desvantagem no Barradão para continuar na competição.

O Vitória começou a partida com uma formação no 5-3-2 e buscou explorar os contra-ataques. A estratégia quase funcionou aos três minutos, quando Fabiano lançou Renê. O atacante aplicou uma finta de corpo sobre Arthur Dias, ganhou na velocidade e ficou diante do goleiro Santos, mas finalizou de canhota na trave.

A resposta do Athletico-PR veio aos oito minutos. João Cruz recebeu pela direita, na intermediária, cortou Luan Cândido, trouxe a bola para a perna esquerda e bateu rasteiro para vencer Lucas Arcanjo e abrir o placar. O gol aumentou o domínio dos donos da casa, que passaram a encontrar espaços na defesa do Vitória e finalizaram quatro vezes nos dez minutos seguintes.

O time baiano voltou a chegar ao ataque aos 25 minutos, em um lance que gerou reclamação. Matheuzinho encontrou Renê com um lançamento, e o atacante novamente ganhou de Arthur Dias na velocidade, mas foi derrubado pelo defensor quando seguia em direção ao gol. A árbitra marcou falta e mostrou cartão amarelo, sem expulsão. O VAR não recomendou a revisão da decisão.

A chegada não mudou o panorama da partida. O Vitória passou alguns minutos com maior posse de bola, mas não conseguiu transformar o domínio territorial em oportunidades claras. O Athletico-PR retomou o controle e continuou encontrando espaços principalmente pelo meio, depois de superar a primeira linha de pressão.

Na reta final da primeira etapa, o time paranaense quase ampliou com Viveros. O centroavante recebeu lançamento, ganhou de Luan Cândido na disputa física e saiu frente a frente com Lucas Arcanjo, que fechou o espaço e defendeu com o pé.

No intervalo, o técnico Jair Ventura substituiu Fabiano por Erick. A alteração deu maior equilíbrio ao Vitória, que passou a ocupar melhor o meio-campo e encontrou mais segurança na saída de bola. A equipe, porém, não conseguiu assumir o controle da partida nem criar oportunidades suficientes para empatar. O Athletico-PR também diminuiu o ritmo e passou a administrar a vantagem.

O jogo ficou mais lento até os 22 minutos do segundo tempo, quando Emmanuel Martínez escorregou durante uma disputa e atingiu Léo Derik. Como já tinha cartão amarelo, o volante recebeu a segunda advertência e foi expulso. Com um jogador a mais, o Athletico-PR voltou a acelerar em busca de ampliar a vantagem.

O segundo gol saiu aos 32 minutos. Viveros recebeu pela esquerda, próximo à linha de fundo, e rolou para trás. Luan Cândido não conseguiu cortar, e Dudu ficou com a bola próximo à pequena área para finalizar e fazer 2 a 0. O gol foi marcado por Dudu Kogitski, meia formado nas categorias de base do clube paranaense.

Nos minutos finais, o Vitória recuou para evitar uma diferença ainda maior, enquanto o Athletico-PR continuou criando oportunidades. O terceiro gol não saiu, mantendo a equipe baiana com possibilidade de buscar a classificação no segundo jogo.

A partida de volta será disputada nesta quinta-feira (6), às 20h, no Barradão, em Salvador. Para avançar diretamente às quartas de final, o Vitória precisa vencer por três gols de diferença. Se ganhar por 2 a 0, a classificação será decidida nos pênaltis. Já o Athletico-PR pode perder por até um gol de diferença para garantir a vaga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.