A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não participar do debate da Band, marcado para este domingo, segundo informações publicadas pelo colunista Fábio Zanini, da Folha de S.Paulo. A decisão faz parte da estratégia da campanha petista para os próximos confrontos eleitorais.
De acordo com a coluna, a principal justificativa apresentada é a avaliação de que não haveria igualdade de condições para que Lula pudesse se defender dos ataques dos demais candidatos. A equipe do presidente estaria preocupada com o formato do debate e com a quantidade de adversários que poderiam direcionar críticas ao governo.
Outro ponto de incômodo seria a presença de candidatos que, segundo a campanha, não seriam obrigados pela legislação eleitoral a participar do debate, entre eles Renan Santos e Romeu Zema. Para o grupo de Lula, a presença desses nomes poderia alterar a dinâmica do encontro e aumentar o número de ataques direcionados ao presidente.
A ausência de Lula também pode influenciar a participação de Flávio Bolsonaro. Segundo as informações divulgadas, a estratégia do candidato do PL é comparecer apenas aos debates que também tenham a presença do presidente. Com isso, a decisão da campanha petista poderá provocar mudanças importantes na composição do debate da Band.
Justiça Moraes concede regime semiaberto a Débora do Batom, condenada pelo 8/1
Justiça AGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
Eleições 2026 Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula
Mulheres no poder Bahia amplia presença feminina nos legislativos estadual e federal em 2026
Próxima Legislatura Veja quem são os 39 deputados federais eleitos pela Bahia em 2026
Eleições 2026 PT aponta Sidônio como responsável por derrota de Lula e cobra guinada