Quarta, 23 de Setembro de 2026 14:59
(71) 99663.6360
Esporte Esporte

Ginasta de 51 anos chega à final dos Jogos Asiáticos e mira Olimpíadas

A ginasta Oksana Chusovitina é dona de duas medalhas olímpicas e 11 de Mundiais

23/09/2026 14h14
Por: Redação Fonte: A Tarde
Reprodução / Ezra Shaw/Getty Images
Reprodução / Ezra Shaw/Getty Images

Nunca é tarde demais para realizar um sonho, e a ginasta Oksana Chusovitina sabe bem disso. A atleta uzbeque voltou a impressionar o mundo da ginástica artística aos 51 anos, se classificando para a final do salto dos Jogos Asiáticos e manteve vivo o sonho de disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.

Dona de duas medalhas olímpicas, 11 medalhas em Campeonatos Mundiais e oito nos Jogos Asiáticos, Chusovitina disputa a sétima edição da competição continental. A classificação acontece 32 anos depois da estreia da atleta nos Jogos Asiáticos.

Final no salto

Chusovitina avançou à decisão do salto com a quarta melhor nota da classificatória: 13.266. A liderança da sessão ficou com a sul-coreana Yeo Seojeong, que somou 14.466.

A uzbeque já foi campeã mundial e dos Jogos Asiáticos no aparelho, justamente uma das especialidades que marcaram sua carreira.

Sonho olímpico segue vivo

Mesmo aos 51 anos, Chusovitina não descarta tentar mais uma participação olímpica, e afirmou que pretende buscar a classificação para Los Angeles 2028: "Vou tentar me classificar. Se possível, tentarei competir em Los Angeles".

Caso consiga a vaga, a atleta aumentará ainda mais uma trajetória já rara no esporte de alto rendimento. Chusovitina foi campeã olímpica por equipes em Barcelona 1992 e conquistou a prata no salto em Pequim 2008.

Sem planos de aposentadoria

Questionada sobre aposentadoria, a ginasta afirmou que não pensa em parar neste momento. Segundo ela, competir ainda traz prazer e entusiasmo.

"Se o que eu faço puder inspirar outras pessoas, isso também me deixa feliz. Fazer o que eu gosto é muito importante para mim. Agora sinto mais prazer e entusiasmo. Simplesmente aproveito a competição", disse.

"Finalmente, depois de tantos anos, estou começando a sentir emoções positivas e prazer graças à ginástica", afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.