Segunda, 21 de Setembro de 2026 16:42
(71) 99663.6360
Camaçari Mobilização

Sindicato reúne mais de 3.500 trabalhadores e ameaça greve na BYD caso não haja acordo

Assembleia foi realizada no início da manhã desta quinta-feira (17); Júlio Bonfim afirmou que a categoria pode partir para “radicalização, paralisação e greve” se as negociações não avançarem

17/09/2026 11h42
Por: Anderson Almeida Fonte: Mais Região
Reprodução / Visão Diária TV (Aprimorada Por IA)
Reprodução / Visão Diária TV (Aprimorada Por IA)

Mais de 3.500 trabalhadores participaram de uma assembleia realizada no início da manhã desta quinta-feira (17), na rotatória em frente à fábrica da BYD, em Camaçari. A mobilização foi conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, que apresentou à categoria o andamento das negociações com a montadora e discutiu os próximos passos do movimento.

Durante a assembleia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Júlio Bonfim, afirmou que existem duas mesas de negociação em andamento, uma na Superintendência Regional do Trabalho e outra na Justiça do Trabalho. Segundo ele, a expectativa é que as tratativas resultem em uma proposta envolvendo salários, benefícios e condições de trabalho.

Bonfim criticou a postura atribuída à BYD durante as negociações e defendeu a atuação das duas instituições como caminhos para tentar construir um entendimento. “Eu acho que são duas instâncias importantíssimas para a gente tentar, de uma forma racional, inteligente e respeitosa que a BYD não está tendo, para a gente poder construir uma proposta para os trabalhadores que venham garantir melhores condições de trabalho, salários e benefícios”, declarou.

O dirigente sindical também afirmou que a categoria deve voltar a se reunir na próxima semana, quando poderá ser apresentada uma proposta da empresa ou uma alternativa construída por meio das mediações. “Então vamos aguardar a semana que vem para estarmos de novo aqui fazendo a Assembleia, e se Deus assim permitir, trazendo uma proposta para os trabalhadores.”

Caso as negociações não avancem, o sindicato sinaliza que poderá endurecer o movimento. “Caso não haja proposta por parte da BYD, por parte da Justiça do Trabalho, a proposta do sindicato já está firmada, a gente partirá para o processo de radicalização, de paralisação e de greve”, afirmou Bonfim. Apesar da possibilidade de greve, ele declarou que a entidade pretende buscar uma solução por meio do diálogo: “Queremos resolver tudo na negociação, queremos resolver tudo na mesa de negociação.”

A mobilização continua nesta quinta-feira, com uma assembleia prevista para os trabalhadores do segundo turno. O sindicato também informou que novas assembleias deverão ocorrer na próxima semana, quando a categoria poderá ser novamente convocada para avaliar o resultado das negociações e definir os próximos passos do movimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município