A incompetência do ataque do Bahia premiou o time com a derrota para o América-MG, na noite desta quarta (18), na Fonte Nova, e a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil. Mas o que irritou os tricolores foi a atuação do árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araujo, que validou o gol irregular do Coelho e deixou de marcar pelo menos um pênalti claro para o time baiano. Após o jogo, o presidente Marcelo Sant'Ana concedeu entrevista coletiva e fez duras críticas ao departamento de arbitragem da CBF.
"É possível primeiro que se volte a marcar pênalti contra o Bahia. O presidente Marco Polo del Nero precisa prestar atenção ao péssimo trabalho do presidente de arbitragem da CBF, Sérgio Correa. Não é uma queixa só do Bahia, o Fluminense já se manifestou sobre o trabalho do Sérgio Correa, o Atlético-MG também. Eu acredito na honestidade dentro do futebol, embora a cada dia fique mais difícil de acreditar, quatro partidas seguidas tendo lances clamorosos, as vezes fica difícil acreditar que seja coincidência", disse Marcelo.
"O Doriva, desde o segundo jogo do Campeonato Baiano, modificou a forma de jogar do Bahia. O Bahia tem criado muitas ocasiões, agora temos que fazer essas correções nas finalizações. Um time profissional não pode desperdiçar tantas oportunidades de gol como vem desperdiçando desde a mudança do sistema. No Ba-Vi o Bahia desperdiçou muitas oportunidades, nas duas partidas contra o América-MG voltou a perder chances, contra o Avaí fez gols, mas não foi uma partida na intensidade que poderia ter sido, dada as circunstâncias do jogo, o Avaí ficou com um jogador a menos", explicou o dirigente.
"A gente tem criado, isso é um indicativo positivo do rendimento do time, mas é inegável que temos que fazer correções. O Bahia tem pecado demais na finalização das jogadas e temos que fazer essas correções para na Série B dá a resposta que a torcida espera", continuou.
Confira outros pontos abordados na coletiva:
Camisa nove
Eu acredito que a minoria das equipes no Brasil tem um camisa nove. O Bahia é uma das equipes que tem um centro-avante titular. Eu acredito que a gente não diga aqui o nome de cinco ou seis centro-avantes do nível que o Hernane tem. Claro que se a gente conseguir achar um atleta com as características parecidas com a do Hernane, fica mais fácil para a parte tática não ter uma mudança de característica quando você perde essa peça.
A gente tem o Hernane se recuperando da lesão que ele não conseguia o atrapalhou nas finais do Baiano, não conseguia treinar direito durante a semana, e em decisão entre o departamento de futebol e o departamento médico, o Hernane só volta a jogar quando estiver 100%. Para ele voltar a jogar com aquelas dificuldades que apresentou na final, não podendo fazer os treinamentos, ele estava se prejudicando também. Temos esses dois posicionamentos. Se a gente conseguir trazer um substituto para quando o Hernane não puder atuar, é o nosso desejo. Mas fazendo uma ponderação, poucas equipes no Brasil tem um centro avante. o Bahia tem um, mas ele está contundido.
Mais criticas a arbitragem
Acredito que o presidente Marco Polo del Nero é um presidente eleito, tem que cumprir o seu mandato, até agora não tem nenhuma prova contra o Marco Polo. Ele sempre argumenta sobre a sua inocência, a gente tem que acreditar na inocência das pessoas, mas o trabalho do departamento de árbitros, do jeito que está, vai naufragar a CBF, porque a incompetência é absoluta. Tomara que o uso de árbitro de vídeo, que foi permitido pela Fifa, a partir do segundo semestre minimize esse escândalo que é arbitragem no Brasil.
Nos jogos do Bahia é notório, teve um pênalti, o árbitro disse que foi fora da área, o jogador abre os braços desviando a bola com o cotovelo e ele diz que não houve nada, um lance de gol impedido e ele disse que é legal. Em todo o lance de dúvida o Bahia é prejudicado. Chega uma hora que a gente quer acreditar na idoneidade, na lisura das pessoas, mas fica difícil.
Preparação Brasil vence Argentina por 3 a 1 no primeiro jogo da seleção feminina no Beira-Rio
Brasileirão Vitória perde para o São Paulo no Morumbis e segue sem vencer fora de casa
Brasileirão 2026 São Paulo x Vitória: Veja prováveis escalações, horário e onde assistir
Agenda Esportiva CBF oficializa calendário do futebol masculino de 2027 com pausa para Copa feminina
Futebol Craque do Vitória revela estratégia que “favorece” seu estilo de jogo
Mercado da bola Libertadores fecha contrato de transmissão com grande emissora