Visando a preparação dos 417 municípios para a construção dos Planos Plurianuais Municipais 2018-2021 (PPA-M 2018-2021), a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realizaram nesta quarta-feira (19), o seminário “Planejamento, Cenário e Oportunidades para o PPA Municipal 2018-2021”.
A atividade, foi realizada no auditório da UPB, e contou com a presença da secretária de Governo e Planejamento (SEGOV), Tina Costa e do secretário de Administração e Transporte (SEMAT), Antônio Rui.
“Foi uma construção conjunta, na qual tivemos oportunidade de trocar experiências e tratar sobre dificuldades em comum”, avalia a secretária de Governo e Planejamento, Tina Costa. A secretária acrescenta, ainda, que o bom planejamento reflete em ações positivas para a cidade. “Temos que enxergar as oportunidades e estabelecer metas a serem acompanhadas”, afirma.
No turno da manhã, foi ministrada a palestra Planejamento e Desenvolvimento: O PPA-M como ferramenta de articulação e desenvolvimento regional. No turno da tarde foram duas mesas temáticas: “Cenário Socioeconômico para a Bahia” e “Cenário de Oportunidades para os municípios”.
O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas para a administração pública municipal para o período entre os anos de 2018 e 2021.
A preparação para construção do PPA segue durante o mês de maio, quando será realizado o “Curso de elaboração do PPA Municipal”. A iniciativa visa atender a todos os territórios de identidade baianos e será realizada em cinco municípios.