Enfim, um clássico como tem que ser. Bahia e Vitória voltaram a campo na tarde deste domingo, 1º, depois de um Ba-Vi marcado por brigas e dessa vez se concentraram apenas em jogar futebol. Nesse caso, melhor para o Tricolor, que venceu por 2 a 1 e saiu na frente na busca pelo título de Campeão Baiano.
Com torcida única na Arena Fonte Nova, o Esquadrão chegou a ter dois gols de vantagem, mas viu Luan marcar seu primeiro gol como profissional e diminuir o placar. Antes, Edigar Junio e Vinícius já tinham balançado as redes.
Agora, as duas equipes têm a semana livre para se preparar para o jogo de volta, no próximo domingo, 8, dessa vez no Barradão.
Um triunfo simples, por um gol de diferença, dá o título ao Leão. Por outro lado, um empate garante o troféu na galeria do Esquadrão.
Garotos em destaque
Em um jogo bem estudado, cada time seguiu sua proposta. O Vitória apostava na marcação alta, e conseguiu roubar algumas bolas ao pressionar a saída do rival.
No Tricolor, as principais jogadas eram com Marco Antônio, pelo lado esquerdo do ataque. O meia-atacante, de apenas 20 anos, confirmou a boa fase e ganhou praticamente todas as jogadas que tentou contra Lucas, lateral direito do Leão.
A primeira chance real de gol foi rubro-negra. Já aos seis minutos, Nickson cruzou na medida para cabeçada de Fillipe Soutto. Douglas precisou se esticar todo para defender.
Curiosamente, o Tricolor saiu na frente quando o Vitória estava melhor no jogo. Aos 23 minutos, no lance seguinte a uma boa oportunidade perdida por Belusso, Vinícius apareceu para o jogo e foi decisivo.
O camisa 29 deu ótimo passe para Edigar Junio, que infiltrou a área nas costas dos zagueiros visitantes, e chutou na saída de Fernando Miguel para abrir o placar.
Depois do gol o Esquadrão cresceu no jogo, passou a dominar as ações da partida e criar chances com Marco Antônio, melhor em campo no lado tricolor.
A resposta do Rubro-Negro veio em um vacilo defensivo dos mandantes. Neilton saiu cara a cara com Douglas e o goleiro precisou sair da área para abafar a bola, que resvalou em seu braço.
Na jogada, o arqueiro recebeu o cartão amarelo, mas os jogadores do Vitória queriam o vermelho para o camisa 1.
O segundo tempo começou com Luan no lugar de Belusso, mas foi o Bahia que voltou a marcar. Marco Antônio, sempre ele, deu ótimo passe para Vinícius. O camisa 29 invadiu a área a foi derrubado por Fernando Miguel.
Na cobrança, ele mesmo converteu. A comemoração teve direito a dancinha, mas dessa vez, sem confusão em campo.
A mudança de Mancini, no entanto, fez efeito. Menos cinco minutos depois de levar o gol, o Leão diminuiu com Luan.
A partir daí os times começaram apresentar os primeiros sinais de cansaço e o jogo perdeu em intensidade.
Nos minutos finais o Tricolor foi quem esteve mais perto de marcar mais um gol, mas ele não aconteceu e o primeiro jogo da decisão terminou mesmo com o placar em 2 a 1.
Brasileirão 2026 São Paulo x Vitória: Veja prováveis escalações, horário e onde assistir
Agenda Esportiva CBF oficializa calendário do futebol masculino de 2027 com pausa para Copa feminina
Futebol Craque do Vitória revela estratégia que “favorece” seu estilo de jogo
Mercado da bola Libertadores fecha contrato de transmissão com grande emissora
Brasileirão 2026 Após 3 meses, zagueiro espanhol fica perto de estrear pelo Bahia
Volta! Atleta é relacionado pelo Vitória após seis meses de ausência