O retrospecto prova que o Vitória tem amplo favoritismo quando enfrenta o rival Bahia no Barradão. São 51 clássicos, com 26 triunfos do rubro-negro, 14 empates e 11 derrotas - incluindo o W.O. deste ano, que oficialmente ficou com placar de 3x0 para o tricolor.
Ao contrário do que as duas torcidas imaginam, porém, quando o Ba-Vi é pela final de algum campeonato e o jogo da volta é no Barradão, a força da Toca do Leão não se faz tão presente. E isso gera um tabu para o Vitória, que precisa vencer o duelo deste domingo (8), às 16h, para ser tricampeão baiano. O Bahia só precisa do empate, pois ganhou na Fonte Nova por 2x1, domingo passado.
O Barradão já recebeu dez jogos decisivos de título entre a dupla. Foram cinco empates, três triunfos do Leão e dois do tricolor.
O Vitória não vence o jogo da volta no Barradão desde 2004. Naquele ano, o primeiro Ba-Vi da final do Baianão, na Fonte Nova, terminou empatado em 1x1. O Leão, que já tinha a vantagem de jogar por dois empates, venceu na volta por 1x0, gol de Arivélton.
A outra única vez que o Vitória ergueu a taça com um triunfo em casa sobre o Bahia foi em 2000. Após 1x1 na Fonte Nova, o time de Arturzinho venceu por 3x1 no Barradão, gols de Juninho Petrolina, Fernando e Cláudio. Marcone, contra, fez o do Esquadrão.
De 2004 para cá, o Leão levantou mais cinco troféus em seu estádio diante do rival. Na maioria deles, garantiu o título vencendo o jogo de ida, seja na antiga Fonte Nova, na Arena ou em Pituaçu.
Em 2005, empatou em 0x0 no Barradão depois de um 2x2 na Fonte e levantou o título graças à vantagem. Em 2009, empatou em 2x2 em casa, mas havia vencido em Pituaçu por 2x1.
Em 2010, chegou a perder a volta por 2x1, mas em Pituaçu havia vencido por 1x0 e contou com a vantagem. O 7x3 na Arena no jogo de ida de 2013 tirou toda a emoção do jogo da volta, 1x1. O último título foi no ano passado: 1x1 na Fonte e 0x0 no Barradão.
Futebol Mbappé marca, dá assistência e coloca França na semifinal da Copa do Mundo 2026
Copa do mundo Fifa anuncia novidade no VAR para França x Marrocos
Entenda CBF abre janela extraordinária, mas Bahia não pode inscrever reforços
Grande Club Novo reforço exalta o Bahia e revela bastidores em chegada à Salvador
Copa do mundo Carrasco da Seleção, Haaland se declara ao Brasil e manda recado
Mundial Copa do Mundo retorna com o duelo entre França e Marrocos