As inscrições para o Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam nesta segunda-feira (16) e vão até o próximo dia 27. O exame será aplicado no dia 5 de agosto, um domingo, mas não é todo mundo que pode fazer a prova.
Quem não concluiu o ensino fundamental tem que ter mais de 15 anos para pedir a certificação. Para pedir o diploma do ensino médio, é preciso ser maior de 18 anos. A inscrição é gratuita.
Mas, neste ano, há uma mudança. No ano passado, 60% dos inscritos não compareceram no dia da prova, por isso, neste ano, quem faltar vai ter que justificar a ausência.
Quem não justificar vai ter que ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se quiser fazer a prova novamente. Para conseguir a certificação, o candidato deve fazer pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento do exame.
Quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame. Veja mais informações na página do Encceja.
Entenda Conta de luz fica mais barata em outubro com bandeira verde
Oportunidades IBGE autoriza seleção para mais de 27 mil recenseadores temporários
Após 20 dias Greve da Caixa chega ao fim após decisão do TST
Governo Lula Fila do INSS explode e chega a quase 3 milhões de pedidos em análise
Assistência Social Beneficiários com NIS de final 0 recebem Bolsa Família de setembro
Economia Receita paga nesta quarta (30) lote da malha fina do Imposto de Renda