A Guarda Municipal de Mata de São João iniciou nesta segunda-feira (13) o curso de capacitação promovido pela prefeitura. As aulas de aperfeiçoamento visa preparar os agentes da segurança pública para atuarem no programa de Ronda Escolar, além de aprimorar as técnicas de atuação na área urbana.
Para falar sobre o assunto o Programa Acorda Cidade, transmitido pela Rádio Laser FM, recebeu o coordenador George Chimada e instrutor da Polícia Federal e representante, na Bahia, do Núcleo de Capacitação do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), Izdalfredo Nogueira.
Durante a entrevista, George sinalizou sobre a importância do curso de qualificação para guarda e município. “O primeiro passo é qualificar o servidor, a administração e o prefeito Marcelo Oliveira estão muito empenhados na valorização do servidor público e a guarda municipal está saindo na frente. A matriz curricular compreende cinco módulos e mais de 400 horas de curso, então, nossos servidores vão aprender desde a história da guarda, como defesa pessoal, movimentos sociais entre outros conhecimentos específicos”, pontua.
Programa Acorda Cidade - Transmitido pela Rádio Laser FM
Na oportunidade, George falou sobre o Plano de Carreiras e Salários que em breve passará por votação. “Vamos submeter à apreciação da Câmara de Vereadores, o projeto de Lei que institui o Plano de Carreira dos Guardas. Haverá uma reestruturação organizacional com relação a parte administrativa da prefeitura, serão criadas inspetorias e órgãos administrativos para cuidar exclusivamente das questões que envolvam a guarda municipal”, explica.
Instituída no município desde 1999, a Guarda Municipal atualmente conta com apenas 56 membros. A instituição tem como objetivo proteger as propriedades e zelar pela segurança das cidades.
Ronda Escolar - Ainda este ano, a guarda pretende iniciar o programa de Ronda Escolar, principalmente nos horários de grande fluxo de veículos e alunos. Conforme Chimada, a equipe realizará a segurança e orientação e a primeira unidade escolar contemplada com o serviço será o Colégio Municipal Monsenhor Barbosa (CMMB).
Curso de qualificação – A aula inaugural aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com presença de alunos da Rede de Ensino, além de diversas autoridades, e pela tarde, as aulas acontecerão na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
MATA DE SÃO JOÃO Tragédia nos Mangues: pai passa com caminhão sobre o próprio filho sem perceber
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João