A segurança pública de Mata de São João contará com o reforço do sistema de videomonitoramento em breve. De acordo com o Departamento Municipal de Tecnologia da Informação, está sendo concluída a instalação de 20 câmeras em vários pontos estratégicos na cidade (sede e Praia do Forte).
As câmeras de alta definição, modelo Speed com movimento panorâmico de 360º e câmeras fixas, visam prioritariamente à proteção dos alunos bem como a população em geral, coibindo e diagnosticando comportamentos suspeitos, na tentativa de combater a criminalidade no município.
Os locais contemplados inicialmente com a instalação das máquinas são áreas de grande movimentação, como entrada e saída da cidade, Parque da Cidade, ruas que estão instaladas a escolas e creches municipais, praças, além de vias no centro do município.
“Os locais escolhidos para instalação das câmeras foi uma definição conjunta entre o departamento de Tecnologia, Polícia Militar e Guarda Municipal, cada local foi verificada em loco, melhor ângulo e área para que a câmera pudesse ser instalada, tudo diretamente ligado ao fluxo de pessoas”, ressalta, o coordenador de Tecnologia e Informação, Hélio Alves.

Câmeras instaladas no início da Av. Arthur Torres. (Foto: Gabriel Seixas/Mais Região)
Operação Integrada
O gerenciamento dos dados e imagens serão feitos de forma integrada entre a guarda municipal e a polícia militar, através do Centro Municipal de videomonitoramento que está sendo instalada na 53ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Investimento
Foram investidos mais de R$ 277 mil na aquisição e instalação dos equipamentos. O projeto pretende entrar em operação ainda no mês de novembro desse ano.
Expectativa
Segundo a vendedora Daniele Xavier, a sensação de segurança vai aumentar com o funcionamento do novo equipamento. “Eu tenho duas filhas, uma estuda na escola do Parque e outra na Creche ao lado da biblioteca e acredito que as câmeras de seguranças deixarão as mães mais tranquilas com relação a segurança de seus filhos", observa.
O mototaxista André Pereira, que trabalha no centro de Mata de São João, considera louvável o investimento da prefeitura na segurança municipal. "As câmeras instaladas vão melhorar a segurança da população que hoje vive com medo de sair durante a noite", ressalta.

Instalação de uma das câmaras próximo a delegacia. (Foto: Divulgação/PMSJ)
Fatalidade Homem sofre mal súbito e morre enquanto pilotava motocicleta em Mata de São João
Vacinação Mata de São João inicia aplicação da vacina Pneumo 20 na rede municipal de saúde
Saúde Vacina contra dengue está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos em Mata de São João
Na terça-feira (14) Mata de São João amplia debate sobre poluição sonora com audiência pública na Câmara de Vereadores
Turismo Delegação alemã visita ao CT de Praia do Forte visando à Copa do Mundo Feminina de 2027
Gestão Fiscal Mata de São João mantém Nota A em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal