Apresentações musicais, recitação de poesia, dança e grafitagem marcaram a manhã de mais de 25 usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Mata de São João, que participaram de ações em alusão ao ‘Janeiro Branco’. O evento, que visa propor a conscientização sobre a saúde mental, ocorreu nesta sexta-feira (25) no Parque da Cidade.
Os participantes desfrutaram de momentos com recitação de poesia, música com ao som da voz e violão com Lara Nunes e da professora do Coral de Vozes do Conservatório de Música, Kika. Em seguida, a psicóloga Carla Ramone fez uma reflexão sobre a importância e os cuidados da Saúde Mental em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.
Para a coordenadora do CAPS, o evento é uma forma de chamar a atenção da sociedade para os cuidados e prevenção da saúde mental. “A campanha visa mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo", dispara.
Os participantes desfrutaram de momentos com recitação de poesia, música e dança - Foto: Mais Região.
Paralelo as atividades, o artista matense Otávio Rodrigues produziu através do grafite uma arte em homenagem ao ‘Janeiro Branco’. Ao final, os usuários festejaram a data com alongamentos e zumba, com a coordenação do professor Fael.
De acordo com um dos organizadores do evento, o estudante de psicologia Anderson Felipe, o movimento faz parte de um projeto que o CAPS já desenvolve através de um blog – CAPS digital. “A ideia surgiu por meio da proposta de oficina que já desenvolvemos através do blog, onde o objetivo principal é propor momentos como esse de ressocialização de nossos usuários, unindo a música, poesia e dança em um só espaço”, ressalta.
Os usuários do CAPS também participaram de uma aula de zumba - Foto: Mais Região.
Campanha Janeiro Branco - É uma campanha nacional pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.

MATA DE SÃO JOÃO Tragédia nos Mangues: pai passa com caminhão sobre o próprio filho sem perceber
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João