A Prefeitura de Mata de São João iniciou as obras de revitalização do Largo do Bonfim. Quem passa pela região percebe que os trabalhos estão em ritmo intenso. A obra para a recuperação deste importante espaço de Mata de São João vai ser entregue em fevereiro, para ser inaugurado na tradicional Festa do Bonfim.
O projeto de intervenção foi elaborado pela arquiteta Haline Andrade. “A iniciativa prevê um ambiente repaginado, mais moderno e confortável para os moradores da localidade e para os eventos ali realizados”. Ainda, de acordo com Haline, o espaço terá iluminação de LED, paisagismo e piso de alta resistência. Após os festejos do Bonfim, a comunidade contará também com uma academia da saúde.
Dentro da nova paginação do Largo, terão muitas alterações para renovar o ambiente. Um novo coreto está sendo construído, preservando a característica original do anterior, agora será um espaço mais adequado para apresentações culturais. O Largo vai ser feito com piso colorido de alta resistência, o passeio que hoje é de pedras será um calçadão de intertravado e todo o entorno será pavimentado em asfalto, com um novo fluxo de trânsito.
Além de valorizar um dos cartões postais da cidade, a ideia da Prefeitura Municipal é promover a difusão cultural por meio do uso do espaço. “A Prefeitura trabalha para garantir a preservação e manutenção dos bens históricos, materiais ou imateriais. Nós estamos acompanhando todo o andamento do projeto, aprovamos as intervenções e acompanharemos as obras”, explicou o Prefeito Marcelo Oliveira. Todo o projeto de revitalização do Largo do Bonfim foi apresentado à Irmandade do Bonfim, que aprovou a requalificação.
História
O conjunto arquitetônico histórico do Bonfim era composto por duas obras: a Igreja e a Torre. A Igreja, sob a invocação do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Conceição, foi construída entre 1756 e 1761, século XVIII. Já a imponente Torre na Freguesia de Nosso Senhor do Bonfim de Mata de São João, se apresentava como uma construção do final do Século XVI e início do século XVII, muito antes da construção da Igreja. Em decorrência do desgaste do tempo, a Torre desabou há pouco mais de 20 anos.
Vacinação Mata de São João inicia aplicação da vacina Pneumo 20 na rede municipal de saúde
Saúde Vacina contra dengue está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos em Mata de São João
Na terça-feira (14) Mata de São João amplia debate sobre poluição sonora com audiência pública na Câmara de Vereadores
Turismo Delegação alemã visita ao CT de Praia do Forte visando à Copa do Mundo Feminina de 2027
Gestão Fiscal Mata de São João mantém Nota A em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
Após 12 anos Homem é condenado a 20 anos de prisão por homicídio qualificado cometido em Mata de São João