Entre uma série de medidas para proteger as pessoas e minimizar os efeitos da pandemia causada pelo Coronavírus em Mata de São João, a Prefeitura está ampliando o sistema municipal de saúde para atender uma maior quantidade de pessoas simultaneamente.
A população de Mata de São João, com grande sacrifício, atendeu ao pedido da Prefeitura para que as pessoas ficassem em casa, protegessem os idosos e evitassem aglomerações. A determinação do prefeito, de paralisar o comércio, a prestação de serviços e a circulação de pessoas, tem causado enormes prejuízos econômicos a empresários e trabalhadores, mas tem conseguido, até o momento, frear a curva de contágio, o que significa salvar vidas.
“A campanha orientando a pessoas a ficarem em casa está dando resultado e, felizmente, até o momento, não temos um único caso confirmado de paciente com o corona vírus”, informa o Prefeito Marcelo Oliveira.
A Prefeitura vem adotando medidas para ampliar a capacidade do seu hospital municipal, para atender aos possíveis casos de contaminação que venham a acontecer e que evoluam para as formas mais graves dessa doença. “Por outro lado, esses pacientes precisarão ficar em áreas isoladas do hospital, para diminuir o risco de contágio dos profissionais que trabalham naquela unidade de saúde e mesmo dos demais pacientes”, explica Oliveira.
Mais leitos - Desde ontem (26), as gestantes do Centro de Parto Natural (CPN) e as crianças da enfermaria pediátrica foram transferidos para o prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que foi desativado por conta da suspensão dos atendimentos clínicos ambulatoriais. Lá foram instalados cinco leitos de parto natural e seis leitos da enfermaria pediátrica. Com isso, sobraram onze leitos no hospital, que estão sendo transformados em unidades de terapia respiratória intensiva.
“Além desses, existe ainda a possibilidade da Secretaria Municipal de Saúde ocupar uma das escolas da rede municipal de ensino, que estão com as aulas suspensas”, diz o prefeito. O gestor detalha que a unidade provisória, caso seja necessária, terá leitos para pacientes sem risco e que não precisam de cuidados especiais.
“Assim liberaremos mais leitos no Hospital Municipal, onde existe uma estrutura de médicos, enfermeiros e equipamentos mais complexa e robusta, para a ampliação dessas unidades de tratamento intensivo de possíveis pacientes graves, contaminados com o Coronavírus”, explica o prefeito.
Mais equipamentos - Segundo o chefe do executivo municipal, tudo agora depende da entrega dos novos respiradores artificiais e demais equipamentos já adquiridos pela Prefeitura. A chegada desses aparelhos vai viabilizar uma estrutura de vinte e dois leitos de terapia respiratória intensiva.
De acordo com a secretária de Saúde de Mata de São João, Tatiane Rebouças, o Município está montando uma grande operação, tanto para poder atender com mais eficiência ao maior número de pacientes, quanto para minimizar o impacto da eventual chegada dessa doença na população matense.
“Adotamos uma série de medidas para preservar as pessoas, orientando para ficarem em casa e evitar o contato social, diminuindo, assim, a possibilidade contaminação. Mas, paralelamente, estamos nos preparando para que o nosso sistema de saúde não entre em colapso e dê conta de todos os casos que aparecerem, mesmo os mais graves”, explica a gestora.
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026