Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Mata de São João passa a adotar algumas medidas de proteção ao público em velórios nos cemitérios municipais. As mudanças fazem parte das estratégias municipais para combate à disseminação do Covid-19 e seguem as orientações dos órgãos de saúde.
Não será permitida a realização de velórios em domicílios, bem como em templos religiosos. Os velórios serão realizados nos cemitérios municipais das 7h às 17h, devendo os velórios ser fechados após este horário e reabertos somente no dia seguinte. O velório será realizado no cemitério e terá duração máxima de 10 (dez) minutos, com, no máximo, 10 (dez) pessoas, desde que seja mantida a distância mínima de 2 (dois) metros entre os presentes, visando evitar a disseminação do coronavírus entre as pessoas durante o funeral.
O caixão será lacrado e desinfetado com solução clorada 0,5%, na funerária, antes de ser armazenado no transporte para o cemitério, não sendo permitida a abertura do mesmo. Durante o funeral, o caixão deverá permanecer fechado. A empresa responsável pelo funeral fará isolamento de 1 metro ao redor do caixão e dará instruções claras quanto à impossibilidade de qualquer manejo/toque.
Óbitos confirmados por coronavírus - Nos casos de óbitos confirmados por coronavírus, não haverá velório. A urna sairá do transporte da funerária diretamente para a sepultura. O sepultamento poderá ser acompanhado, por no máximo, 03 (três) pessoas, respeitando o distanciamento de 2 (dois) metros. Durante a cerimônia, o contato físico deve ser totalmente evitado, a exemplo de: apertos de mão, abraços e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral.
Os integrantes dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, com doenças crônicas, imunodeprimidos ou gestantes) e pessoas que apresentam sintomas de infecção respiratória, não devem participar dos funerais. Na real necessidade de comparecimento ao funeral de pessoas sintomáticas respiratórias, estas deverão usar máscara cirúrgica e permanecerem no local pelo menor tempo possível.
Durante o funeral deverá haver disponibilidade das condições de higiene das mãos (água e sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel a 70), para todos os presentes, devendo também ser observada a etiqueta respiratória. A higienização das mãos deverá ser feita antes de entrar e depois de sair do local. A presença de todos os participantes no sepultamento será registrada, com os seguintes dados: nome, data, e ainda a atividade de todos os trabalhadores que participaram dos cuidados post mortem, para acompanhamento futuro, se necessário.
Os profissionais que atuam no acondicionamento dos restos mortais e no transporte da urna/caixão devem usar luvas nitrílicas e, anterior e posteriormente, higienizá-las ainda nas mãos com água e sabonete líquido secando-as com papel toalha. É importante ressaltar que está proibida a aglomeração de visitantes pelas áreas internas e externas dos espaços destinados aos velórios. Não será permitida a disponibilização de alimentos durante o velório, devendo as bebidas, ser servidas em copos descartáveis.
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026