Terça, 07 de Julho de 2020
(71) 99663.6360
Mata de São João Gás natural

Gasoduto da Alvopetro em Mata de São João deve entrar em operação nesta quarta

A partir da ETC Mata de São João, o gás processado será transportado por uma linha de 15 km da Bahiagás até a ETC Camaçari.

01/07/2020 00h36 Atualizada há 7 dias
2.244
Por: Gabriel Seixas
Divulgação/Bahia Gás
Divulgação/Bahia Gás

A Alvopetro deve colocar em operação nesta quarta-feira (1º) o gasoduto Caburé que vai abastecer a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Caburé, instalada em Mata de São João. A canadense recebeu, nesta terça-feira (30), da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a autorização definitiva para operação, que faz parte do sistema de escoamento da produção da área individualizada na Bacia do Recôncavo, Bahia.

Após o processamento na UPGN, o gás será comercializado com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). O gasoduto aumentará bastante a capacidade de escoamento do gás produzido na área individualizada.

Até hoje, a maior média mensal escoada foi de 140 mil metros cúbicos por dia (m3/d) para a UTE, e o contrato entre Alvopetro e Bahiagás garante fornecimento de 300 mil m3/d, triplicando o aproveitamento de gás da área.

A UPGN será a primeira a ser operada por empresa que não é do grupo Petrobras, podendo contribuir para iniciar uma descentralização do mercado de processamento de gás natural. Além disso, o início do escoamento de gás para a UPGN é relevante para a região da Bacia do Recôncavo.

A média de gás disponibilizado para a bacia em 2020, segundo os Boletins Mensais da Produção da ANP, é de 1.170 mil m3/d por dia. A vazão de gás a ser escoada pelo novo gasoduto corresponde, portanto, a um aumento de 25% no gás disponibilizado na bacia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 22h28 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 30°

22° Sensação
3 km/h Vento
83.3% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias